Nesta segunda-feira (13), a Secretaria de Educação de Piracicaba promoveu uma videoconferência com diretoras, professores e demais profissionais da Pasta para definição de um cronograma inicial de trabalhos para o eventual retorno às aulas presenciais na rede municipal, em setembro. De acordo com o cronograma prévio do Governo do Estado, as aulas deverão ser retomadas gradativamente no dia 8 de setembro, desde que todas as regiões do Estado permaneçam, ininterruptamente, na fase 3 (amarela) nos 28 dias anteriores ao dia 4 de setembro.

De acordo com o plano estadual, o retorno deverá ocorrer em três etapas. A primeira será com até 35% dos alunos; a segunda com 70%; e a terceira com 100% dos alunos. A reunião foi comandada pela secretária municipal de Educação, Ângela Jorge Corrêa.
De acordo com o planejamento desenvolvido pela Secretaria de Educação, foram formadas comissões na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, coordenadas por uma comissão central, para acompanhamento dos procedimentos a serem adotados para a retomada gradativa das aulas. A retomada deverá obedecer a protocolos de acolhimento, sanitários e pedagógicos, que preveem ações que devem ser adotadas com crianças, pais e comunidade, funcionários, professores e gestores.
Conforme o cronograma apresentado durante a reunião, de 14 a 23 de julho, as subcomissões de acolhimento e protocolos sanitários se dedicarão ao estudo e escrita da primeira versão dos protocolos. As subcomissões de protocolos pedagógicos terão até 31 de julho para desenvolver seus trabalhos. Esses materiais deverão ser entregues para a Comissão Central, que terá até 06 de agosto para leitura e análise das propostas. O texto final deve ser elaborado entre os dias 3 e 5 de agosto; e já no dia 6 de agosto, o documento deve ser enviado para as escolas. No período de 10 a 25 de agosto, devem ser organizadas as comissões para elaboração do plano de ação pelas escolas, e, no dia 26 de agosto, as escolas deverão encaminhar os planos de ação para a Comissão Central/SME.
Entre outras ações, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizará a todas as escolas tapetes sanitizantes e termômetros. Os tapetes deverão ser instalados na entrada de cada uma das escolas e todos os alunos, professores e funcionários terão a temperatura aferida na entrada. Outras medidas adotadas contra o coronavírus serão compra de álcool em gel, máscaras e fitas adesivas, para a sinalização de distância mínima entre as pessoas nas escolas.
Leia também
- Faculdade Anhanguera abre 123 cursos gratuitos de extensão, em Piracicaba
- Em Piracicaba, funcionário de 61 anos morre após sofrer acidente de trabalho
- Piracicaba preocupa Governo de São Paulo por aumento na ocupação de leitos
- Vereador de Piracicaba pede explicações à Prefeitura sobre qualidade inferior da cesta básica