No calendário, o inverno chegou há nove dias, mas a estação mais gelada do ano só deu as caras, de fato, nesta quarta-feira (29) na capital paulista.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da prefeitura paulistana, na madrugada desta quarta, a temperatura mínima foi de 13°C, e a máxima não deve ultrapassar os 18°C.
Mas os meteorologistas alertam: o frio mais intenso será registrado nesta quinta (30), quando os termômetros devem marcar em torno de 10°C de mínima não passando dos 14°C ao longo do dia, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Os ventos podem atingir até 54 km/h na capital e no litoral. “Com ventos soprando mais forte e o tempo fechado, a sensação térmica será ainda mais baixa”, diz Mamedes Melo, meteorologista do Inmet.
A partir desta sexta (31), a frente fria começa a perder força, as temperaturas sobem, mas a previsão é de que as mínimas se mantenham baixas, ainda em torno de 10°C, prevê o Inmet.
A massa de ar frio deve influenciar ainda a temperatura e a umidade do ar no Rio de Janeiro e no Espírito Santo enquanto se desloca para o oceano.
Há previsão de chuvas na capital e nas regiões sul, sudeste, além do litoral do estado de São Paulo, mas elas não devem ser volumosas ou com trovoadas, a não ser na região sul e sudeste do estado, onde pode chover em torno de 20 mm nesta quinta (30).
O paulistano também deve sentir um alívio em relação à umidade do ar. “A frente fria vai amenizar o tempo seco em boa parte do estado, a não ser na fronteira com o triângulo mineiro, onde continua mais seco. A capital deve ficar bem úmida”, diz Melo.