O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) informou, nesta sexta-feira (14), que Piracicaba está passando por um problema de estiagem, o que explica o problema de baixa pressão e até falta de água em alguns bairros do município nos últimos dias. Contudo, a autarquia informou também que já está trabalhando a fim de solucionar este problema.

De acordo com o Semae, Piracicaba enfrenta atualmente três grandes problemas: o primeiro é a baixa vazão dos mananciais — rio Corumbataí e rio Piracicaba — causado pelo baixo índice de chuva este ano. O segundo é a qualidade pobre da água do rio que, devido à estiagem e à baixa vazão, concentra muitos poluentes. Por fim, o terceiro problema é justamente a alta demanda por água em toda a cidade, causada pelo tempo seco e também e aumento da temperatura.
Diante destas três questões, a produção de água foi reduzida e o volume produzido segue abaixo da demanda, o que explica a baixa pressão e falta de água em alguns bairros de Piracicaba.
“O Semae está trabalhando para aumentar a produção, priorizando os serviços de manutenção nas Estações de Tratamento e na distribuição de água. Porém, a regularização completa do abastecimento de água só ocorrerá no final da estiagem, provavelmente na primeira quinzena do mês de setembro”, informou a autarquia por meio de uma nota.
A autarquia pede também que os munícipes evitem o desperdício e utilizem apenas o necessário.