Um criminoso morreu após trocar tiros com policiais do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) por volta das 19h30 desta terça-feira (18), em Rio Claro (SP). O caso ocorreu pela Estrada do Sobrado.
Policiais do Baep faziam patrulhamento de rotina — dando cumprimento ao Plano de Policiamento Inteligente (PPI) e ao CPP (Cartão de Prioridade de Patrulhamento) — quando, por volta das 18h51, receberam a informação de um roubo em andamento pela Estrada do Sobrado. Informações davam conta ainda de pelo local cinco vítimas estavam sendo mantidas refém por dois indivíduos armados.
Cientes disso, policiais do Baep se deslocaram até o local e, ao chegarem, notaram que os criminosos já haviam empreendido fuga por meio de um matagal e que as cinco vítimas já haviam sido liberadas ilesas — duas delas sendo crianças de aproximadamente nove e um ano de idade.
No local, durante apuração da ocorrência, um vizinho das vítimas contou aos policiais que um veículo Honda Civic prata havia trafegado pelo local momentos antes, passando por ele em atitude suspeita. Assim, equipes do Baep iniciaram diligências logrando encontrar o referido veículo.
“Já próximo ao trevo que liga ao Distrito de Ferraz, a equipe da viatura E-10101 visualizou um veículo nas mesmas características informadas com um indivíduo em seu interior”, informou o Baep. “[O indivíduo] empreendeu fuga, dando início um breve acompanhamento, quando, em uma bifurcação da referida via, o infrator no intuito de realizar uma curva fechada veio a colidir [o veículo] contra um mourão de cerca.”
Tentando ainda realizar o restante da fuga a pé, o indivíduo desceu do carro e, com arma em punho, desferiu vários disparos contra os policiais. A equipe revidou e baleou o criminoso. O SAMU até chegou a ser acionado ao local, porém o indivíduo não resistiu e veio a óbito.
Após o comparecimento das autoridades policiais no local, bem como da perícia técnico científica, a ocorrência foi apresentada no Plantão Policial de Rio Claro. As cinco vítimas e duas testemunhas também foram ao plantão para instauração do devido inquérito policial.