Após mais uma semana de piora nos indicadores da Covid-19 em São Paulo, o governador João Doria deve anunciar nesta sexta-feira (22) regras mais restritivas de isolamento social, e determinar que todo o Estado de São Paulo fique na Fase Vermelha aos finais de semana e feriados e a partir das 20h nos dias úteis.
Nesta fase mais restritiva do plano de flexibilização econômica, apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, podem operar. Bares, restaurantes, academias, salões de beleza e comércio não poderão funcionar.
Na atualização de hoje (22), seis novas regiões devem regredir à Fase Vermelha, na qual atualmente está apenas Marília. A capital paulista e a Grande São Paulo também sofrerão alterações e ficarão na Fase Laranja, que não permite o funcionamento dos bares.
Na última sexta-feira (15), Piracicaba (SP) regrediu da Fase Amarela para a Fase Laranja por conta da piora nos indicadores da Saúde.
Desde o início do ano, o governo paulista tem feito reclassificações semanais. No final de 2020, a gestão estadual chegou a colocar o Estado na Fase Vermelha durante as festas de final de ano para tentar evitar aglomerações e os riscos de contaminação.
O Plano São Paulo analisa o grande aumento semanal de novas internações, mortes, casos ou taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atualizar as regiões nas fases.
Após o pronunciamento do governador João Doria, o PIRANOT volta com a atualização das regiões.