A Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou ontem (01), projeto-piloto para aplicação das vacinas contra Covid-19 em grandes empresas. A ação faz parte da estratégia da Pasta de expandir os locais da vacinação no município, com objetivo de aplicar o imunizante no maior número possível de piracicabanos por dia. A iniciativa começou ontem na Hyundai e continua hoje (02), na Klabin. Além dessas, a Prefeitura também está em contato com outras empresas.
Nesta ação estão sendo vacinados apenas funcionários residentes em Piracicaba e com a faixa etária já contemplada pelo PEI (Plano Estadual de Imunizaçação) que, atualmente, é 40 anos ou mais. Para executar o projeto-piloto, as empresas disponibilizam infraestrutura e equipe com vacinador, que foi previamente treinado pela SMS. Um funcionário da Vigilância Epidemiológica (VE) supervisiona todo o processo na empresa.
A organização dos horários de aplicação das doses nos funcionários é feita pelas empresas e todos precisam apresentar comprovante de residência em Piracicaba, RG e CPF. É recomendado ainda que previamente façam o cadastro do CPF no site VacinaJá, do Estado.
De acordo com a VE, hoje foram vacinadas 130 pessoas na Hyundai. A estimativa é vacinar 220 pessoas amanhã na Klabin.
“Além do trabalho de conscientização com os nossos colaboradores e os cuidados internos na nossa Unidade, a Klabin acredita na imunização como um dos caminhos mais eficazes no combate à pandemia do novo coronavírus. Estamos muito satisfeitos em participar desta iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, que está proporcionando o avanço da vacinação na cidade”, afirma Carlos Eduardo Fróes, gerente industrial da Unidade Piracicaba da Klabin.
“Nós temos trabalhado para ampliar os locais de vacinação em Piracicaba, com o propósito de vacinar a cada dia mais piracicabanos. Por isso a ideia do projeto-piloto em parceria com as empresas do nosso município. A vacina é nossa melhor ferramenta para superar essa pandemia”, afirma o prefeito Luciano Almeida.
Hyundai
O prefeito Luciano Almeida, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, e o subsecretário, Augusto Muzilli Jr, estiveram nesta manhã na Hyundai para marcar o início do projeto-piloto e foram recepcionados por representantes da multinacional sul-coreana para conhecer a equipe e o espaço utilizado para a vacinação dos trabalhadores.
Parceria
Ainda pela manhã, o prefeito e os secretários também foram à unidade da Drogal, parceira da Secretaria de Saúde como ponto de vacinação contra Covid-19, para acompanhar a aplicação das doses do imunizante, sendo recepcionados pelo diretor administrativo da rede, Marcelo Cançado.
“Estamos numa luta constante para expandir a vacinação, atingir o maior número de piracicabanos vacinados e reduzir a taxa de contaminação pela Covid-19 reduzindo, consequentemente, as internações em UTI e enfermaria. Ter o apoio de empresas, como Hyundai e Klabin, bem como da Rede Drogal, com equipes próprias para vacinação, mostra a união e o empenho de todos para retornarmos à normalidade o mais breve possível”, afirma Filemon.