No dia 01° de junho de 2017, o PIRANOT entrava em plantão para informar que os planos de saúde HFC e o Amphla deixaram de operar na cidade dando lugar ao Grupo São Francisco de Ribeirão Preto (SP), que comprou quase todos os clientes do primeiro e todos do segundo.

Cinco anos após a operação, iniciada em maio daquele ano, após a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizar a transferência e liberar a comunicação da mudança aos clientes, o HFC Saúde volta a movimentar a marca nas redes sociais e na cidade. Recentemente, toda a fachada do hospital filantrópico de mesmo nome foi reformada e passou a ter placa com a marca particular.
Pânico
Em 2017, os piracicabanos acordaram assustados. Clientes entravam em contato conosco dizendo que estavam em busca de atendimento quando, na Amphla tiveram a informação que a mesma não existia mais ao mesmo tempo que acompanhavam funcionários chegando para trabalhar e saírem demitidos. Nunca mais os telefones foram atendidos. Tentamos contato desde então, mas sem sucesso.
HFC não quis falar
Em 2017, o HFC Saúde não quis falar sobre a venda e disse que o comprador se pronunciaria. Este, por sua vez, conversou com o PIRANOT e construímos uma relação que nos orgulhamos e sentimos saudades.
Segundo o extinto São Francisco, medidas foram adotadas para a manutenção do atendimento aos clientes da região. O serviço foi estabilizado e o nome do Hospital Independência foi trocado para o do grupo de Ribeirão.
Pós-pânico
Após o susto, os clientes tiveram boa fase com o novo prestador de serviço. A marca passou a ser amada e bem vista. Em junho de 2020, após um acordo trimestral em 2019, PIRANOT e São Francisco anunciavam uma parceria que durou dois anos. Médicos do grupo passaram a participar da coluna “Momento Saúde”.
Nomes fortes na região de Piracicaba e de Ribeirão, como Doutor Irineu Raseira, que implementou a bariátrica na nossa cidade, esteve aqui por duas vezes e relembrou fatos históricos das primeiras cirurgias e as dificuldades. Ele também alertou que estava operando crianças e adolescentes já obesos.
Faria Lima
Em meados de 2021, os clientes de Piracicaba e de todo o São Francisco foram vendidos novamente. Neste momento, somava-se ao grupo outros planos como o Hospital Santa Efigênia, em Rio Claro, e o Medical, marca renomada de Limeira. A compradora foi a Hapvida, com ações na Bolsa de Valores. Logo depois, o sistema comprou um hospital na Avenida Paulista, na capital, e passou a ser o maior do país chamando a atenção do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que passou a acompanhar novas operações com receio de criar um monopólio de mercado.
A nova empresa não foi bem aceita e teve problemas como o do uso de cloroquina na Medical, que virou um escândalo nacional.
A nova fachada do HFC












HFC voltou
Leia: Pediatria do HFC Piracicaba ganha nova brinquedoteca com muitos livros de histórias