A Americanas renovou, antes de “descobrir” o rombo de R$ 20 bilhões, e aceitou pagar ainda mais para ser uma das patrocinadoras do Big Brother Brasil deste ano. Junto dela estão Seara e a Stone, que entrará no lugar do PicPay.
Segundo o Yahoo Finanças, as três citadas compraram a maior cota de patrocínio deste ano e cada uma desembolsou R$ 105,1 milhões. A TV Globo não informou como vai receber das empresas ou se já recebeu.
No contrato firmado, as empresas terão uma série de ações comerciais que incluí pelo menos uma prova do líder, além das vinhetas de patrocínio antes, durante e depois que o programa terminar e na programação sempre que aparecer uma chamada para o reality. Ou seja, rodou uma chamada no “Mais Você”, em seguida entra a fila de patrocinadores.
No caso da Stone, o foco dela será no “mercado” do reality e outras atrações que a produção achar um jeito de fazer uma espécie de “pagamento”. Ou seja, a compra da semana é paga pelo app. O anjo ganha estalecas para pagar seu almoço especial e por aí em diante.
As marcas também tem direito a um número de comerciais na temporada, mas podem comprar mais com um desconto especial na TV aberta. Detalhe: este patrocínio não incluí nada além do reality na TV aberta. Multishow, internet, streament, é tudo outro papo.
Estima-se que o “BBB 21” faturou algo em torno de R$ 800 milhões apenas com patrocinadores na TV aberta.
Relembre quem eram as nove marcas patrocinadores:
Todos os patrocinadores
Em 2023, o número de patrocinadores salta de nove para 12 divididas em três cotas:
- Cota Big: Americanas, Seara e Stone;
- Cota Camarote: Amstel, Downy, Pantene e TikTok;
- Cota Brother: Ademicon, Hypera Pharma, McDonald’s, PagueMenos e QuintoAndar.
Omo, PicPay e Avon não renovaram, assim como a C&A. No caso da última, a Riachuello entrou no lugar com um pacote menor, porém com ações dentro do programa. Pode ser uma prova, festas e tantas outras possibilidades. O Carrefuor, há 10 anos sem fazer ações, também comprou algumas.
A seguir, confira a lista de algumas das 30 empresas que compraram ações de merchandising durante o programa, ou seja, dentro da atração: Ajinomoto, Braskem, Carrefour, Chevrolet (substitui a Fiat), Chilli Beans, Claro, Coca-Cola, Richauelo Doriana, Dove, Estácio, Nestlé, Óticas Carol, Piraquê, Rexona, Samsung, Spotify e Zé Delivery.
Lucro Globo
A Globo Comunicação e Participações S.A. (composta por Globo, Editora Globo, Sistema Globo de Rádio e Globo Ventures) teve uma receita de R$ 14,4 bilhões em 2021. O lucro foi de R$ 174 milhões. Os dados de 2022 ainda não saíram.
A TV Globo é a terceira maior do mundo ficando atrás apenas da ABC e da NBC, ambas dos Estados Unidos.