O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), está acompanhando a queda de parte da laje de um shopping center em Osasco nesta quarta-feira (08). O fato levantou questionamentos sobre a segurança de empreendimentos de grande porte.

Segundo o engenheiro Joni Matos Incheglu, conselheiro do Crea-SP, o acidente está sendo acompanhado pelo órgão, que esteve no local para levantar as informações sobre a responsabilidade técnica do projeto, execução e manutenção do edifício junto à Prefeitura e à Defesa Civil do município.
“Ao Conselho cabe fiscalizar, controlar e orientar o exercício das atividades profissionais de engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos envolvidos em serviços técnicos de projeto, execução e manutenção. Isso porque, para a realização de quaisquer atividades e serviço, os profissionais e empresas contratados devem estar registradas no Crea-SP.”, disse ele em nota enviada ao PIRANOT.
“Também é necessário que, para todos os serviços contratados, seja feito o registro de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), definindo a participação técnica no empreendimento.”, encerra.
Vídeos da queda da laje foram publicadas no perfil “Bastidores PIRANOT”. Assista no final da notícia.
Embora o susto, não há relatos de vítimas. Alguns carros acabaram engolidos pelo buraco que se formou no teto.
O Osasco Plaza Shopping é o mesmo que na década de 90 foi manchete nos telejornais quando uma explosão matou 42 pessoas. Devido a isso, a Defesa Civil interditou o centro comercial para um trabalho mais criterioso.
Vídeos
Ver essa foto no Instagram
Sobre o Crea-SP
Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.
