PESQUISAS QUAEST DE HADDAD E TARCÍSIO INCOMODAM BOLSONARO
A Quaest Consultoria realizou uma pesquisa com destacados nomes do mercado financeiro e constatou que a desconfiança em Haddad está praticamente dissipada, com uma avaliação positiva que se aproxima dos 65%. Quando somada aos que veem sua atuação como regular, alcança incríveis 89% de aprovação. Resultado surpreendente para alguém que está há poucos meses à frente da Fazenda. Por sua vez, a confiança em Campos Neto, alvo de críticas do governo, é ainda maior, batendo os 94% entre os “confiam muito”e aqueles que “confiam com ressalvas”.
PESQUISAS QUAEST DE HADDAD E TARCÍSIO INCOMODAM BOLSONARO 2
Claro que os bons ventos na economia, a inesperada capacidade de articulação de Haddad durante a reforma tributária e o arcabouço fiscal, contribuíram sobremaneira para a melhora desta percepção. Não foram poucas as vezes que Haddad esteve sob fogo cruzado até de seu partido e, mesmo assim, se manteve pragmático e firme em suas convicções. Caso não vivêssemos em momentos tão polarizados, este colunista arriscaria dizer que aquele que já foi chamado de “o mais tucano dos petistas”, começaria a angariar admiradores no campo direitista mais ao centro. Mas, infelizmente, por aqui, ainda vemos a política mais pelos olhos da paixão do que pela razão.
PESQUISAS QUAEST DE HADDAD E TARCÍSIO INCOMODAM BOLSONARO 3
Evidente que pesquisas como esta, desagradam Bolsonaro e suas lideranças satélite, afinal, tiram um pouco da narrativa de que o País seria imediata e inevitavelmente lançado para o rol de repúblicas falidas como a Venezuela. Um analista menos apaixonado, não se surpreenderia com esse atual quadro, ao lembrar que já tivemos figuras como Palocci em governos petistas, com resultados semelhantes e um pragmatismo ainda mais exuberante. No entanto, uma outra pesquisa com os mesmos atores do mercado, têm tirado um pouco mais o sono de Bolsonaro; 74% preferem que ele apoie Tarcísio na próxima eleição presidencial, ante 1% que simpatizam com a ideia de Michele Bolsonaro no mesmo cargo. Opção que, se considerada a hipótese de reeleição de seu indicado, praticamente sepulta a capacidade do ex -presidente voltar a influenciar diretamente nas decisões políticas do País.
CARLA ZAMBELLI E O HACKER DE ARARAQUARA
A deputada federal pelo PL de SP amanheceu nesta quarta-feira (2) com a PF cumprindo mandado de busca e apreensão em seus endereços. A operação também prendeu Walter Delgatti Neto, que ficou famoso como o hacker da “Vaza Jato”. Estranhamente, os agentes da Polícia Federal informaram que seu gabinete estava “limpo” sem qualquer computador e até lixo nos cestos, o que lança dúvidas sobre eventual vazamento. Não se sabe exatamente o que foi encontrado nos demais endereços, mas a ordem do ministro Alexandre de Moraes era de apreender passaportes, armas, documentos e todos objetos que pudessem ter valor superior a R$10 mil reais. Coincidência ou não, Sérgio Moro, que é padrinho de casamento de Carla Zambelli, também teve sua atuação colocada em cheque pelo mesmo ator, que hoje segue num centro de detenção provisória e teme, segundo seu advogado, pela própria vida.
CARLA ZAMBELLI E O HACKER DE ARARAQUARA
O advogado de Walter Delgatti Neto, em entrevista à CNN, informa que seu cliente possui munição para envolver outros atores além Carla Zambelli, contando sobre supostas reuniões que teria realizado com influentes figuras do ministério da defesa e do exército. Questionado se ele ainda teria informações e provas que pudessem formar uma delação premiada, afinal, a denúncia realizada já tinha ares de delação, o defensor disse que precisava falar com seu cliente, mas acredita que pelo que lhe expôs, há muito mais a ser apresentado.
DESEMPREGO EM QUEDA E EXPECTATIVA NA REDUÇÃO DOS JUROS
Até a publicação desta coluna, é possível que tenhamos a tão aguardada notícia da redução da taxa de juros. As maiores apostas estão em uma diminuição de 0,5 p.p, puxada não somente pelas boas notícias econômicas, mas também pela queda no desemprego que alcançou níveis que não se viam desde 2016, pela melhora na avaliação da economia pela agência de risco Fitch e a redução cambial que segue a olhos vistos. A redução neste patamar só pode ser frustrada, caso o Bacen se debruce sobre a nova expectativa de aumento de juros que ronda a economia americana. Afinal, caro leitor, o investidor sempre optará por colocar seu dinheiro em locais que sabe que tem menos chance para perdê-lo. Para sair desta lógica, economias menores e mais frágeis, como a nossa, precisam oferecer mais para que o investidor arrisque deixar seu dinheiro algum tempo. Portanto, se a maior economia do mundo aumentar sua taxa de juros, as demais terão, inevitavelmente, que oferecer algo além, para atrair um pouco mais de investimento.
DESEMPREGO EM QUEDA E EXPECTATIVA NA REDUÇÃO DOS JUROS 2
Esta é a primeira reunião que conta com Gabriel Galípolo, maior aposta para ocupar o lugar de Campos Netto, entre os integrantes da diretoria do BACEN. Há expectativa de que ele já comece a tensionar as análises técnicas para taxas de juros menores, embora ainda esteja em minoria dentre os integrantes que defendem um menor aperto econômico. De qualquer forma, a inexistência de corte na reunião de hoje produzirá um tsunami político sobre o BACEN, que começará a ver seu presidente em risco, depois que até expoentes da oposição, como Ciro Nogueira (PP) , começaram a criticar o atual patamar de juros. Importante lembrar que o presidente do BACEN, independente da decisão tomada hoje, prestará nas próximas semanas, explicações ao Senado sobre os motivos de se manter a taxa básica tão elevada, o que pode também, influenciar em sua vontade de demonstrar que está atuando de forma puramente técnica.
PIRACICABA COMEMORA 256 ANOS E GANHA UM ROBUSTO PACOTE DE INVESTIMENTOS
Piracicaba comemora 256 anos com vigor especial de uma região que segue crescendo em importância, população e posicionamento estratégico dentre os municípios do Estado. Antes do início das comemorações desta data, o prefeito Luciano Almeida, filiado ao PP, convidou a imprensa piracicabana para uma coletiva onde detalhou, dentre outras coisas, o pacote de 1 bilhão de reais em investimentos que a cidade receberá até o final de seu mandato. Antes de descrever seus principais pontos, destacou os números do último censo que trazem o perfil de uma cidade que cresce muito mais pelo movimento migratório regional, que pelo número de nascimentos de novos habitantes.
PIRACICABA COMEMORA 256 ANOS E GANHA UM ROBUSTO PACOTE DE INVESTIMENTOS 2
Dentre os maiores destaques elencados pelo prefeito, podemos explicitar as obras de desassoreamento do Rio Piracicaba e intervenções que também contemplam o córrego do Enxofre, em trechos importantes para a contenção de enchentes, além de obras de saneamento do SEMAE. Haverá também a troca de 55 mil pontos de iluminação da cidade, com expectativa da economia de até 65% no consumo de energia, além da preparação e condição que estes pontos fornecerão para a recepção de câmeras, semáforos inteligentes e pontos de wi-fi, num preparo, tido como primeiro passo, para a transição do município para um conceito de smart city ou cidade inteligente.
PIRACICABA COMEMORA 256 ANOS E GANHA UM ROBUSTO PACOTE DE INVESTIMENTOS 3
Outros destaques estão no campo da saúde e vigilância sanitária, prevendo fortalecimento de unidades básicas e implantação de sistemas de telemedicina, em horários que elas não possam atender, além de cadastramento de clínicas para o projeto de bem estar animal. Outro ponto que chamou a atenção durante a apresentação, está na denominada autonomia de zeladoria pelos bairros, onde está previsto que associações de moradores possam decidir sobre investimentos e contratação e gestão de serviços de manutenção e conservação, descentralizando o poder municipal, sem, no entanto, ainda se caracterizar como uma subprefeitura. Este projeto possui um piloto em andamento em Artemis.
PIRACICABA COMEMORA 256 ANOS E GANHA UM ROBUSTO PACOTE DE INVESTIMENTOS 4
Por fim, este colunista questionou se o projeto contemplaria também, melhorias nos trechos de entrada e saída da cidade, uma vez que o município naturalmente possui influência econômica e industrial ante a região, recebendo um fluxo intenso de moradores de outras cidades que aqui trabalham e retornam ao final do dia. O prefeito reforçou a informação dada no início da coletiva, de que está em andamento um estudo que altera a concepção e funcionamento da regiões metropolitanas, que hoje não possuem efetiva autonomia orçamentária e de integração, permitindo, após isso e a definição de Piracicaba como metrópole regional, que haja sim, um sistema de transporte metropolitano, mas que no atual projeto, já estão previstas obras de pavimentação em concreto e remodelação das entradas de Rio Claro, Limeira e São Pedro.
Parabéns a todos Piracicabanos!
Até semana que vem, caros eleitores!
(Caso queiram interagir com este colunista, sugerindo pautas, concordando ou mesmo discordando de algum posicionamento, visitem o Instagram do PIRANOT e comente na publicação desta coluna. Ou nos envie um e-mail para victor.palma@gmail.com)
Aviso Legal
As opiniões expressas nesta coluna são exclusivamente do colunista Victor Palma e não necessariamente refletem as opiniões ou posicionamentos do PIRANOT. O PIRANOT não se responsabiliza pelas informações apresentadas nesta coluna, sendo estas de total responsabilidade do colunista. Os leitores são encorajados a formar suas próprias opiniões e perspectivas com base em várias fontes de informação.