COMEÇA A CÚPULA DA AMAZÔNIA
Começou ontem (8) a Cúpula da Amazônia – IV Reunião dos Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica, com a participação de oito países – Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela. Ao final do encontro deve ser redigida a Declaração de Belém, que estabelecerá uma agenda comum de cooperação regional em favor do desenvolvimento sustentável da Amazônia, conciliando proteção do bioma e da bacia hidrográfica, inclusão social, fomento de ciência, tecnologia e inovação, estímulo à economia local e valorização dos povos indígenas e comunidades tradicionais.
COMEÇA A CÚPULA DA AMAZÔNIA 2
Parte do texto da Declaração de Belém foi apresentada nesta terça-feira, revelando um documento com 113 pontos que traz, entre seus destaques, a aliança com países amazônicos para combate ao desmatamento, a criação de um centro de cooperação policial e controle de tráfego aéreo e criação de mecanismos de fomento ao desenvolvimento sustentável. Entretanto, uma discussão muito aguardada ficou de lado de todas as mesas e não figurará no documento final; a redução no uso do petróleo, muito aguardada por ambientalistas e políticos de esquerda. O tema sequer foi citado pelo presidente Lula, tampouco por Marina. Ambos protagonizaram um embate entre IBAMA e Petrobras, no início de ano, pela exploração do combustível fóssil na foz do Rio Amazonas.
LULA ANUNCIA O NOVO PAC (PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO)
O Governo Federal anunciou a deputados e senadores a edição do novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, com investimento previsto em mais de R$1 trilhão, entre recursos públicos e privados. O novo programa terá forte ligação com temas sociais e de sustentabilidade, que estarão contidos inclusive em seu slogan “Desenvolvimento e Sustentabilidade”. Em setembro, iniciará a primeira fase com uma chamada pública para projetos em educação e saúde. Boa parte do montante audacioso de investimento virá da Petrobrás. Iniciado o programa, será dado foco às obras inacabadas do governo anterior.
LULA ANUNCIA O NOVO PAC (PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO) 2
O governo federal destaca que a maior diferença desta edição é a maior integração com entes federativos, proporcionando uma menor centralização. A votação do arcabouço fiscal é fundamental para a definição do montante que o programa receberá, embora o Planalto insista que será lançado independente da aprovação. Há a expectativa de transformar o PAC 3 na maior vitrine da gestão Lula, que iniciará com uma grande cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
ONDE ESTÃO AS IMAGENS DO AEROPORTO DE ROMA?
O adido brasileiro da Polícia Federal na Itália, confirmou que o aeroporto possui farto material das supostas agressões sofridas por Alexandre de Moraes em Roma, pela família de Santa Bárbara d’Oeste. A polícia italiana já determinou a separação e preservação das imagens que permanecem sob sigilo. Assim que a Secretaria Nacional de Justiça Italiana liberá-las, será imediatamente enviada à Interpol brasileira que repassará ao delegado que preside o inquérito.O envio de imagens pela justiça italiana pode ser recusado, caso seja entendido que se trata de crime político, o que estaria impedido desde um acordo entre Brasil e Itália de 1993
SERÁ QUE A MINAS DE ZEMA REALMENTE É DO SUL?
O governador de Minas Gerais (Novo), Romeu Zema, virou destaque no jornalismo político ao realizar uma declaração desastrosa, na qual prega a união de Estados do Sul e Sudeste, em contraposição aos do Norte e Nordeste, que historicamente proporcionam melhores votações à esquerda. A fala poderia ser lida como lamentável sob diferentes óticas, ressalta que o governador ignora a própria geografia e composição ideológica de MG. Que nas últimas eleições, possui resultados muito semelhantes ao quadro nacional de escolhas políticas. Está bem distante da identidade automática com a direita, existente nos estados do Sul.
Até semana que vem, caros eleitores!
(Caso queiram interagir com este colunista, sugerindo pautas, concordando ou mesmo discordando de algum posicionamento, visitem o Instagram do PIRANOT e comente na publicação desta coluna. Ou nos envie um e-mail para victor.palma@gmail.com)
Aviso Legal
As opiniões expressas nesta coluna são exclusivamente do colunista Victor Palma e não necessariamente refletem as opiniões ou posicionamentos do PIRANOT. O PIRANOT não se responsabiliza pelas informações apresentadas nesta coluna, sendo estas de total responsabilidade do colunista. Os leitores são encorajados a formar suas próprias opiniões e perspectivas com base em várias fontes de informação.