Agora são 03h20. O PIRANOT entra em plantão para informar que na madrugada desta segunda-feira (09), o rio Piracicaba entrou e superou o estado de atenção, estando neste momento em alerta para extravasamento. A situação atual é incomum para esta época do ano, com a cidade enfrentando um cenário de chuvas intensas mais típico do mês de janeiro.
De acordo com dados do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo, neste momento, o rio Piracicaba apresenta uma profundidade de 3,82 metros na altura da Casa do Povoador, localizada no Complexo do Parque da Rua do Porto, região turística da cidade.
Para se ter uma ideia da rápida elevação do nível do rio, às 00h de hoje, o rio estava com 3 metros de profundidade. Em menos de 3 horas, subiu 82 centímetros. O estado de emergência é declarado quando o rio atinge a marca de 4,2 metros, e o extravasamento começa a ocorrer a partir de 4,77 metros, quando o manancial invade as margens e as rampas de acesso de barcos ficando próximo das calçadas e guias das ruas.
A previsão do tempo indica que as chuvas continuarão ao longo do dia de hoje, o que mantém a apreensão sobre a situação do rio Piracicaba.
Rio Corumbataí em Estado de Extravasamento em Rio Claro
O rio Corumbataí já se encontra em estado de extravasamento em Rio Claro. Na captação de água do Semae, no Godinhos, bairro da região do Santa Rosa, o manancial está subindo e, neste momento, registra uma profundidade de 1,83 metros.
O estado de atenção para o Corumbataí em Piracicaba é declarado quando atinge 3,39 metros. Em caso de extravasamento, o bairro mais afetado é a Vila Rios, localizado no Distrito de Santa Terezinha.
O PIRANOT continua acompanhando de perto as medições do DAEE e manterá a população informada sobre a situação do rio Piracicaba e do rio Corumbataí em seu portal e redes sociais.