Neste sábado, dia 28 de outubro, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, realiza mais uma edição do programa Sábado Sem Câncer, que tem como objetivo prevenir e rastrear casos de câncer de mama na população. O atendimento será gratuito e mediante a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível. Serão distribuídas 500 senhas a partir das 8 horas, na sede do CECAN, à Av. Independência, 953.
O evento tem o apoio da Prefeitura, Diocese de Piracicaba, Acipi, Direção Regional de Ensino e plano Santa Casa Saúde Piracicaba. O oncologista Fernando Medina, articulador da campanha, disse que o câncer tem cura se for diagnosticado precocemente e que a informação é fundamental para a conscientização da população.
“O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. É uma doença que pode ser evitada com hábitos saudáveis e detectada com exames periódicos. Por isso, nós queremos alertar as mulheres sobre a importância do autoexame e da mamografia”, disse Medina.
As mulheres que participarem do evento passarão por uma entrevista e por uma consulta médica para avaliar os fatores de risco para o câncer de mama, como histórico familiar, idade, hábitos de vida, entre outros. As mulheres com mais de 40 anos e com fatores de risco importantes serão encaminhadas para fazer mamografia pelo SUS no Instituto de Radiologia da Santa Casa. Se houver dúvidas no exame, elas também farão ultrassonografia ou biopsia. Se for confirmado o diagnóstico de câncer, elas serão submetidas à cirurgia pelo SUS. As mulheres com menos de 40 anos e sem fatores de risco serão liberadas.
Medina estima que pelo menos 2% das participantes apresentarão câncer de mama sem saber. Ele lembra que o CECAN promove o Sábado Sem Câncer desde 1997 e já atendeu mais de 5 mil pessoas em ações preventivas aos cânceres de mama, próstata, fígado e colo do útero. Ele destaca ainda o perfil preventivo do CECAN, que atua também com o Outubro Rosa, Novembro Azul, palestras preventivas nas empresas e ações direcionadas a pacientes em tratamento.
“O CECAN é um centro de referência em oncologia na região e oferece um tratamento humanizado e integrado aos pacientes com câncer. Nós temos uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e voluntários que acompanham os pacientes em todas as etapas do tratamento”, disse Medina.
O Sábado Sem Câncer é uma oportunidade única para as mulheres cuidarem da sua saúde e se prevenirem contra uma das doenças que mais matam no mundo. O CECAN espera receber um grande público neste sábado e conta com a colaboração de todos para a doação de alimentos não perecíveis.