A Fábrica Boyes, um ícone na memória coletiva dos piracicabanos, passará por um projeto de ressignificação que visa harmonizar o antigo com o novo, preservando prédios históricos e seu entorno. O projeto foi desenvolvido pelos escritórios KT Arquitetura de Negócios e KTV Retail As A Service.
O Boulevard Boyes, idealizado pelo arquiteto Júlio Takano, foi apresentado hoje (03), para a imprensa, e promete revitalizar e valorizar os prédios históricos, criar espaços comerciais para pequenos empreendedores, como artistas e artesãos, e construir torres residenciais sustentáveis. A proposta é criar um ambiente de uso compartilhado que harmonize a história com a modernidade.
O projeto receberá investimentos de empresários locais e foi aprovado pelo Codepac (Conselho de Desenvolvimento do Município de Piracicaba) após quase dois anos de avaliações e ajustes. De acordo com Júlio Takano, o projeto visa criar oportunidades de emprego, reduzir o tráfego, promover a cultura, o turismo e a gastronomia da região, bem como contribuir para a sustentabilidade e a governança da cidade.
Além disso, o empreendimento contempla o desenvolvimento de quiosques e cubos em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, voltados para artistas locais, artesãos e pequenos empresários. Esses espaços servirão para a divulgação e comercialização de produtos e serviços.
O projeto também prioriza a preservação do meio ambiente, sendo um dos únicos no mundo a atender todos os critérios ESG (ambientais, sociais e de governança).
História
A Fábrica Boyes, fundada por Luiz de Queiroz, desempenhou um papel crucial no desenvolvimento econômico de Piracicaba, contribuindo para a instalação de serviços como energia elétrica e telefonia na cidade. Após mais de um século de atividades intensas, o projeto Boulevard Boyes busca dar um novo significado a essa parte fundamental da história local.
O Boulevard Boyes pretende oferecer à população um espaço democrático, com vista para o principal ponto turístico de Piracicaba e elementos culturais e arquitetura preservada, promovendo cultura, memória, história, lazer e proximidade com a comunidade local.