
Após o SBT começar a implementar o planejamento de sua nova programação, tendo como principal produto um programa de variedades para as manhãs, no formato do “Hoje em Dia” dos anos de 2007 a 2010, quando chegou a atingir mais de 20 pontos de audiência, Record e Globo começaram a se movimentar.
Segundo a mídia especializada em televisão, a Record não chegou a um acordo com César Filho, e o apresentador já é considerado fora do “Hoje em Dia” em 2024. A atração deve perder o atual foco na comercialização e lucro, já prevendo a disputa com o novo programa do SBT, que terá Regina Volpato, Michele Barros e um homem – ainda não definido.
Com César Filho fora do “Hoje em Dia”, a Record estuda colocar Rachel Sheherazade no lugar. Com isso, o programa passaria a ter apenas apresentadoras mulheres.
No SBT, pouco se sabe do novo programa em desenvolvimento; no entanto, o nome de César Filho é cogitado para estar junto com Volpato e Barros. Inclusive, no “Teleton”, Regina e César falaram sobre o assunto em tom de brincadeira, já que foram “coincidentemente”, claro, escalados pelo SBT para estarem juntos no palco comandando a atração. “Dizem tanto que vamos estar juntos. Olha aqui, estamos juntos”, brincou Volpato. César deu uma risada sem graça e se despediu do público, encerrando sua participação.
O SBT promete fazer um grande investimento não apenas em dinheiro na nova atração, mas a nova presidente diz que não vai tirar o programa do ar até que ele dê certo e está disposta a fazê-lo dar certo. Isso se deve ao lucro que um formato de variedades proporciona. Todos os anunciantes querem estar neste tipo de programa, pois ele envolve jornalismo, culinária, fofocas, brincadeiras, reportagens e pautas especiais. É dinâmico, amplo e atinge vários públicos e idades. Já o jornalismo policial, que hoje ocupa as manhãs de todos os canais, não é bem visto pelo mercado publicitário.
A grande novidade agora é a Globo, que começa a planejar oficialmente seu novo matinal para substituir o “Encontro” e, talvez, o “Mais Você”. Ana Maria Braga teria apresentado um plano de aposentadoria para 2025. Até lá, o canal faria sua despedida.
O novo matinal da Globo pode ou não ter Patrícia Poeta, e o formato ainda não foi discutido, mas também está na linha de variedades como o “Hoje em Dia”.
Portanto, 2024 será um ano em que as redes de televisão querem brigar novamente por audiência, ou seja, pelo público. Que elas consigam fazer isso com qualidade e conteúdo que, pelo menos, tenha telespectadores assistindo, pois o que mais vemos hoje na TV e na internet é baixaria para pequenos grupos e bolhas de pessoas.