O ex-snowboarder olímpico Trevor Jacob, que agora trabalha como youtuber de 30 anos, foi condenado e está preso por seis meses por derrubar seu próprio avião em um esforço para ganhar visualizações em seu canal no YouTube. O acidente foi no estado da Califórnia, EUA, em 2021, e intrigou os investigadores que desconfiaram da versão dele.
Durante as investigações, o ex-snowboarder confessou ter feito o vídeo como parte de um acordo de patrocínio de produto. Em acordo de confissão de culpa, Jacob admitiu sua participação em um crime de destruição e ocultação para obstruir uma investigação federal. Promotores federais na Califórnia afirmaram que o youtuber provavelmente cometeu o crime em busca de cobertura nas redes sociais e ganhos financeiros.
O avião, equipado com câmeras, decolou do aeroporto de Santa Bárbara, na Califórnia, em novembro de 2021, com Jacob planejando ejetar-se da aeronave durante o voo. Após a simulação de queda, Jacob recuperou a filmagem, carregou o vídeo intitulado “Eu destruí meu avião” no YouTube e incluiu uma promoção para uma empresa de carteiras.
O avião caiu na Floresta Nacional Los Padres 35 minutos após a decolagem. Jacob, que já estava usando um pára-quedas, caminhou até o local e recuperou a filmagem. Posteriormente, relatou o acidente ao Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB), alegando não saber a localização do avião.
O acordo de confissão revelou que Jacob retornou de helicóptero para proteger e remover os destroços, que mais tarde destruiu. O vídeo permanece disponível no YouTube e já acumulou mais de 4 milhões de visualizações.
Jacob, em comunicado, descreveu a experiência como “muito humilhante” e afirmou que a condenação foi a “decisão certa”. Esse caso destaca os riscos e as consequências legais associados a comportamentos perigosos e fraudulentos em busca de popularidade nas redes sociais.