A urgência em encontrar o presidente Lula para convencê-lo a lutar pela criação da UFP (Universidade Federal de Piracicaba) chamou a atenção na sabatina da professora Bebel, pré-candidata pela frente “Brasil da Esperança”, formada pelo PT, PV e PCdoB, realizada pelo PIRANOT. Informações não oficiais indicam interesse imobiliário na demolição do campus Taquaral para a construção de um novo condomínio fechado. O imóvel irá a leilão ainda este ano, e caso seja arrematado para fins universitários, seus 360 mil metros quadrados, contendo três edifícios (de dois andares a até seis), teatro e cerca de oito blocos com 130 salas de aula e laboratórios, que vão de anatomia humana, passando por cinco estúdios de rádio e televisão, e um complexo poliesportivo para aulas de educação física que conta até com piscina olímpica, além de espaços diversos, que incluem uma igreja, biblioteca, galeria comercial, diversos pátios de convívio estudantil e três estacionamentos, pode chegar a ser arrematado por até ou mais de R$ 2 bilhões. Para demolição e uso para outros fins, o valor é pífio.
Conforme disse Bebel, ela se encontrou na manhã de ontem (01) com o ex-prefeito e deputado federal por Piracicaba, José Machado. O nome dele, bem como de Antônio Oswaldo Storel, primeiro presidente da Emdhap e ex-presidente da Câmara de Vereadores, ambos afastados da vida pública há cerca de 15 anos, voltaram a circular como mentores da pré-candidatura de Bebel para prefeita. No encontro, Bebel discutiu a situação do campus e, ao deixá-lo, ligou imediatamente ao Palácio do Planalto, solicitando uma agenda pessoal com Lula.
Na sabatina, a pré-candidata disse que irá falar com o presidente para convencê-lo a criar a federal em Piracicaba.
Procurada após a sabatina, a assessoria de Bebel disse que a urgência sobre o destino do campus Taquaral sempre existiu, ao responder se teria começado uma “corrida contra o tempo”. Não tivemos a confirmação se haveria mesmo o interesse imobiliário na demolição da universidade para criação de um condomínio fechado.
A assessoria da deputada ressaltou que Bebel tratou do assunto com o ministro da educação Camilo Santana e que ele, além da secretária de ensino superior, do Governo Federal, visitaram a cidade. Também foi dito que em março de 2023, Bebel entregou em mãos para Lula um documento que pedia a criação da UFP e que o presidente protocolou o pedido.
Bebel e sua assessoria foram mais claros sobre a proposta dela sobre a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), dizendo que não apoia que ela se instale em Piracicaba, mas que faça uma parceria com a nova universidade, ocupando assim imediatamente o campus. O Governo Federal estaria com dificuldades em aprovar uma possível verba para assumir e manter a nova unidade de ensino superior.
Sobre a UFSCar criar uma unidade em Piracicaba, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) encaminhou no segundo semestre de 2023 um pedido para que a AGU (Advocacia-Geral da União) estudasse a possibilidade de a dívida em impostos do Grupo Metodista fosse executada com o campus Taquaral, porém a proposta foi mal recebida pelos piracicabanos e gerou desânimo e tristeza. Na sabatina, Bebel reforçou que Piracicaba tem capacidade para ter sua própria federal, deixando claro que não apoia uma unidade da UFSCar na cidade, mas sim uma parceria com a nova universidade a ser criada.
O campus Taquaral da Unimep foi desativado na manhã do dia 16 de janeiro de 2023. Pouco se sabe se o Grupo Metodista tem feito algum tipo de zeladoria no imóvel até que ele vá para leilão e quais são as condições dele após a desocupação e passados mais de um ano.