No último domingo (07), o pugilista piracicabano Rafael Calcidoni estreou com vitória no boxe profissional ao vencer por nocaute técnico seu oponente Isac Bonafé, pelo evento Boxe Pela Vida 3, em Sorocaba (SP).
Rafael conquistou a vitória no primeiro round, quando seu oponente sofreu uma sequência de múltiplos golpes, resultando em abertura e sangramento no supercílio. Em determinado momento da luta, o árbitro interrompeu para que um médico estancasse o ferimento, porém, devido aos golpes, o sangue não foi controlado.
Quando um dos oponentes sofre uma sequência de golpes sem condições de reagir, é chamado de “nocaute técnico”. Neste momento, o árbitro deve imediatamente interromper a luta para preservar o atleta e declarar o fim do embate, geralmente dando a vitória ao oponente que aplicou os golpes.
“Queria fazer uma boa luta e estava economizando até o terceiro round, pois nas lutas costumo começar bastante acelerado e me canso no terceiro. Pude trabalhar o aspecto da paciência, facilitando a leitura da luta”, relatou Calcidoni.
A respeito da preparação, Calcidoni compartilhou os desafios enfrentados para estar pronto fisicamente e psicologicamente.
“Tive que perder 16kg em um intervalo de um mês, algo que jamais fiz em toda minha vida. Me apeguei bastante à fé e, em muitos momentos, achei que não conseguiria. Porém, durante a luta, me senti abençoado, e um filme passou na minha cabeça mostrando o esforço e a luta para a preparação. Portanto, durante o tempo que estive no ringue, consegui desligar todos os meus pensamentos e deixar o corpo leve”, confessou Calcidoni.
O piracicabano lutou pela equipe Top Boxe/Studio Fight Pedro Petri/Calci Team e contou com o apoio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba). Agora, aguarda o próximo desafio, que provavelmente ocorrerá em um período máximo de um mês e meio.