Com investimento de R$ 30 milhões, Piracicaba terá planta-piloto para produção e distribuição de hidrogênio na Fumep

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apresentou ao prefeito Luciano Almeida (PP), e a uma comitiva da Fundação Municipal de Ensino (Fumep), proposta para a criação de uma planta-piloto para produção e distribuição de hidrogênio em Piracicaba, com foco na mobilidade e em diversos setores industriais. A planta, cujo custo é estimado em R$ 30 milhões, será sediada na Fumep.

Segundo nota do Governo Almeida, a Fimep recentemente firmou contrato de parceria com o Instituto e a iniciativa surge após a realização do 1º Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio, promovido pela Prefeitura no início deste mês.

O prefeito Luciano Almeida destacou a importância da proposta do IPT como o primeiro passo concreto para a transição tecnológica de Piracicaba do setor de cana de açúcar e etanol para o hidrogênio.

“Após o Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio, um novo mundo de oportunidades se abriu para nossa cidade. Esta planta piloto representará um avanço significativo no desenvolvimento tecnológico nesse segmento”, enfatizou.

Ele também ressaltou a necessidade de colaboração entre os setores de pesquisa, indústria, Fumep e grandes consumidores de energia da região metropolitana para estudar a viabilidade econômica do projeto.

Renato de Albuquerque Ferreira, diretor executivo da Fumep, considerou o acordo celebrado com o IPT como um marco para a comunidade acadêmica, possibilitando a troca de informações e o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia nos próximos anos.

“A construção da planta piloto dentro da Fumep abrirá novas possibilidades e elevará o nome da instituição e de Piracicaba a um novo patamar global”, afirmou Ferreira.

A comitiva da Fumep que visitou o IPT incluiu diretores acadêmicos, coordenadores de cursos e representantes da instituição, demonstrando o interesse e o apoio da fundação ao projeto de instalação da planta-piloto de hidrogênio.

Sair da versão mobile