Sensibilizada com a situação no Rio Grande do Sul, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) uniu suas frentes de atuação – Projeto Pescar, CJE (Conselho do Jovem Empresário) e CME (Conselho da Mulher Empresária) para somar esforços na arrecadação de produtos de higiene e limpeza, fraldas infantis e geriátricas, leite em pó, além de roupas e cobertores. O ponto de arrecadação fica na recepção e as doações serão recebidas até o dia 25 de maio, de segunda à sexta-feira, das 08 às 18 horas. Capitaneada pela Diocese de Piracicaba e Exército de Formiguinhas, a campanha ganhou parceiros como Prefeitura de Piracicaba, Esalq, XV de Piracicaba, Simespi, Correios, Poupatempo e estabelecimentos comerciais.
A participação do Projeto Pescar tem um apelo especial por conta da localização sede do projeto, que fica na cidade de Porto Alegre. De acordo com a educadora social do Pescar Acipi, Thais Maia Loureiro, as notícias tocaram os participantes, que prontamente se dispuseram em auxiliar na arrecadação de doações. “Praticamente todas as unidades do Pescar distribuídas pelo país se uniram para ajudar de alguma maneira. Aqui na Acipi, o grupo auxiliará na organização das arrecadações e, também, com doações”, explica a educadora social.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou o número de mortos em decorrência das chuvas que atingem o estado desde o último dia 26 de abril. Segundo o governo gaúcho, 83 pessoas morreram e outros quatros óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana. O número de desaparecidos chega a 111.
Para o presidente da Acipi, Marcelo Cançado, o momento exige esse apoio nacional. “Entramos em contado e conseguimos duas aeronaves para levar as doações até São Paulo, de onde seguirão para a região Sul. Também teremos uma carreta que auxiliará na logística de entrega da Diocese. Agora é a hora de unirmos esforços e colaborarmos com doações”, afirma Cançado.