Em entrevista exclusiva ao jornalista Júnior Cardoso, a deputada estadual Professora Bebel revelou que embarcará para Brasília nesta terça-feira (28) para discutir a criação da Universidade Federal de Piracicaba. O projeto prevê a utilização do antigo campus da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), localizado na região do Cecap, zona leste da cidade.
Acompanhada de dois professores, Bebel se encontrará com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Há cerca de três meses, durante uma sabatina promovida pelo PIRANOT, a deputada mencionou que, se necessário, convenceria o presidente Lula pessoalmente sobre a importância do projeto. “Tenho agenda com ele em breve, inclusive recebi uma mensagem dele”, afirmou, sem revelar mais detalhes.
Segundo a deputada, diversas opções estão sendo consideradas, todas envolvendo a União assumindo as instalações da Unimep em troca das dívidas do Grupo Metodista com impostos federais. Bebel também sugeriu que, enquanto não há recursos para a criação da universidade, o prédio poderia ser utilizado para a formação de professores e profissionais em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Outros pontos discutidos
Durante a entrevista, Bebel confirmou que recebeu sinal verde da ministra da Saúde, Nízia Trindade, para a liberação de verbas destinadas à nova UPA da Vila Sônia. A deputada apresentou um documento da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para comprovar a parceria entre a cidade e o Governo Federal.
Quando questionada sobre o governo Lula e temas como habitação e educação, Bebel criticou a área de comunicação do Governo Federal. Ela expressou insatisfação com a divulgação das ações do governo. “Muitas coisas que estamos fazendo e trazendo para a cidade não são divulgadas. A mídia local, vocês não recebem o material. Estão falhando”, disse.
Por fim, Bebel se comprometeu em contatar a Secretaria de Comunicação em Brasília para cobrar a destinação de mais divulgação do Governo Federal e das empresas na cidade. “Vou ver de ir falar com o Padilha, está ruim, a cidade não está sabendo das coisas boas que o Governo está fazendo”, disse ela que passou a listar uma série de conquistas de Lula para a cidade, como a nova UPA da Vila Sônia, o programa Pé de Meia, o Bolsa Família, que aumentou o número de beneficiários na cidade e outros.