
A Usina São José S/A Açúcar e Álcool, localizada em Rio das Pedras, foi apontada como a responsável pelo lançamento de poluentes que resultaram na morte de milhares de peixes no Rio Piracicaba. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) anunciou que a usina poderá ser multada em até R$ 50 milhões. Essa informação foi divulgada por Adriano Arrepia de Queiroz, gerente diretor de controle e licenciamento ambiental da Cetesb, durante uma coletiva de imprensa realizada na Prefeitura de Piracicaba na manhã desta quarta-feira (10). Também durante a coletiva, o prefeito Luciano Almeida afirmou que a empresa responsável pelo despejo de poluentes deve ser encarregada pelo repovoamento do rio após a mortandade. Assista ao vídeo da coletiva abaixo:
A Prefeitura de Piracicaba (SP) informou que acionou o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para investigar a morte massiva de peixes após o despejo irregular de resíduos agroindustriais provenientes da usina. A Promotoria de Justiça Cível de Piracicaba afirmou que o caso será apurado minuciosamente.
Segundo um relatório preliminar da Cetesb, a mortandade foi causada pelo despejo irregular de resíduos orgânicos industriais diretamente no Ribeirão Tijuco Preto, que desagua no Rio Piracicaba. O flagrante dos peixes mortos foi notado no domingo (07) e entristeceu a cidade.
As análises da Cetesb indicaram que a concentração de oxigênio dissolvido na água do Rio Piracicaba já foi normalizada.
Segundo caso de morte de peixes no ano