Agora são 14h27. O presidente do MDB em Piracicaba, André Augusti, foi anunciado como vice-prefeito na chapa liderada por Barjas Negri (PSDB) para as próximas eleições municipais. Barjas, que busca um quarto mandato, terá a parceria de Augusti após uma articulação política que contou com a participação do ex-presidente Michel Temer, figura influente no MDB e que assumiu a presidência do Brasil após o impeachment de Dilma Rousseff (PT).
A convenção que oficializou Barjas Negri como candidato a prefeito de Piracicaba ocorreu neste domingo (28), confirmando também 72 candidatos ao cargo de vereador, incluindo nomes conhecidos como Pedro Kawai e o jornalista e radialista Neder.
A chapa é formada pela federação PSDB/Cidadania, MDB e PDT, e deverá contar com o terceiro maior tempo de rádio e TV, além de recursos partidários, ficando atrás de Alex Madureira (PL) e Helinho Zanatta (PSD), mas à frente de Professora Bebel (PT) e Luciano Almeida (PP).
Durante a convenção, Barjas Negri e outras lideranças, como Roberto Morais, enfatizaram a importância de eleger candidatos que conhecem bem a cidade, criticando adversários que consideram “aventureiros”. Barjas Negri destacou a experiência e o compromisso de sua equipe em continuar o desenvolvimento de Piracicaba.
Situação jurídica de Barjas Negri
Barjas Negri pode concorrer ao cargo de prefeito devido a recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou julgamentos anteriores contra ele e devolveu os processos aos tribunais inferiores para novo julgamento. Um dos casos deverá ser julgado novamente em agosto, se não for adiado.
Próximas convenções e candidaturas
Luciano Almeida, outro candidato a prefeito, lançará sua campanha na convenção do PP, marcada para terça-feira (30), encerrando o ciclo de convenções em Piracicaba. Até o momento, aproximadamente 400 candidatos já foram registrados, e a expectativa é que o número total de candidatos chegue ou passe de 500.