É impossível passear por qualquer rede social nos dias de hoje sem ouvir o termo “inteligência artificial” em algum momento, levando em conta a prevalência das tecnologias dessa natureza nos mais diversos âmbitos das experiências online. Naturalmente, os videogames também estão inclusos.
Apesar dessa afirmação parecer óbvia, nem todas as utilizações das IA em títulos eletrônicos online são notáveis a quem não está inserido nesse meio. Por conta disso, vale a pena explorar um pouco o que podemos esperar da combinação entre inteligência artificial e entretenimento online em games.
Coleta de informações para uma experiência personalizada
As utilizações de IA mais fáceis de passarem despercebidas por players são aquelas que acontecem nos bastidores dos títulos online. Um exemplo é a coleta de informações para oferecer experiências personalizadas para cada jogador, baseado em preferências de gêneros, títulos e “expertise” jogando.
As plataformas de apostas esportivas e cassino online representam bem essa utilização, conduzindo players de acordo com suas preferências. Se o público brasileiro prefere apostar em competições nacionais, então as casas de apostas esportivas irão abranger um número maior de partidas do Brasil.
Além de contar com a experiência personalizada, interessados em apostas podem recorrer a portais como o Visão de Jogo a fim de ter acesso a análises detalhadas de plataformas populares, como a casa de apostas esportivas Betano, Estrelabet, Betway, Superbet – além de outras – e, dessa forma, saber exatamente quais esportes e campeonatos estão disponíveis para apostar.
A presença da IA não se limita a personalização da experiência do usuário, pois também é utilizada para a tradução de títulos para múltiplos idiomas, incluindo o português. Com o avanço da qualidade das traduções automáticas feitas por inteligências artificiais, uma quantidade maior de players tem acesso a títulos (de cassino online ou não) que antes não eram possíveis a eles.
Inimigos mais inteligentes
Uma das utilizações mais antigas das inteligências artificiais existe na forma de inimigos nos títulos com campanha offline. A fim de substituir rivais humanos, as máquinas executam comandos com o auxílio das IA, variando em complexidade de acordo com o título e o nível de dificuldade selecionado.
Com IA mais modernas, os inimigos nos jogos se tornaram mais inteligentes, o que é positivo para a experiência dos players. Aliado a isso, muitos deles são adaptáveis, podendo ser mais ou menos difíceis de acordo com a destreza demonstrada por jogadores, algo extremamente raro no passado.
Desenvolvimento de artes visuais e música para games
Seria ingênuo dizer que as inteligências artificiais são unanimidade. É adequado discorrer sobre aquele que é talvez o seu uso mais polêmico e visto com resistência por quem acompanha o hobby dos games: a produção de artes visuais e músicas para os títulos. Nesse caso, as IA substituem artistas humanos.
Além dos dilemas éticos associados com a maneira como as IA obtêm seus dados para gerar artes, há também o fato de que artistas humanos que trabalham com videogames acabam sendo preteridos, já que o trabalho de uma pessoa sempre custará mais que o resultado de prompts de um computador.
O futuro dos jogos eletrônicos (online e offline) é inteligente
Independentemente das opiniões sobre as inteligências artificiais nos jogos online, uma coisa é certa: elas não vão a lugar nenhum. Nós ainda estamos na fase de adaptação, de perceber o que é possível e o que deve ser deixado de lado, considerando discussões a respeito da (ausência de) ética ocasional.
Tecnologias como a realidade aumentada, a nuvem e o Metaverso têm uma relação direta com as IA e com os jogos online, o que significa que há elementos além do óbvio na associação entre as áreas. E isso vale tanto para os títulos exclusivamente online quanto para aqueles que existem também off.
Para aqueles que investem na indústria, há grande potencial de lucro na união entre inteligências artificiais e jogos online; para os players, existe a chance de experiências mais personalizadas e que consideram gostos individuais. A acessibilidade proporcionada aos jogadores não deve ser ignorada.