Patrimônio histórico, a Capela Monte Alegre, construída em 1936 e conhecida por sua riqueza artística, arquitetura referencial e decoração com obras de Alfredo Volpi – um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira, será o cenário para o Concerto de Música de Câmara “Wilson Sampaio celebra Bach”, na sexta-feira, dia 16 de agosto, às 20 horas, em Piracicaba. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo www.sympla.com.br.
O concerto é uma realização do Ministério da Cultura e da Academia Jovens Músicos, com Patrocínio Diamante da CPFL Energia; Patrocínio Prata da Phinia, Case IH e Hyundai Motor Brasil; Patrocínio Bronze da Stoller do Brasil e da Painco e Apoio do Instituto CPFL e Banco CNH Capital, com produção cultural da 3marias Produtora.
O brilhante violoncelista Wilson Sampaio será o convidado neste concerto especial que marca o lançamento da série gravada especialmente para o Canal do YouTube da Academia Jovens Músicos, com gravação das seis suítes de Johann Sebastian Bach para violoncelo. No concerto, Wilson Sampaio vai executar duas suítes apresentando ao vivo a sua performance e estudos de décadas das obras de Bach.
O maestro Anderson de Oliveira, coordenador da Academia Jovens Músicos comenta sobre o repetório e o ambiente em que será realizado o concerto. “Realizar este concerto na histórica Capela Monte Alegre, é uma oportunidade única de vivenciar a música de Bach em um cenário repleto de arte e tradição. A música de Bach para violoncelo é repleta de gentileza, amor e humanidade. Essas obras são fundamentais e estudadas por violoncelistas ao longo de suas vidas. Nosso professor está mais do que preparado para nos proporcionar uma grande apresentação”, declarou.
Lançamento das seis suítes de Bach no Canal do YouTube
O concerto também marca o lançamento de uma série com as seis suítes de Bach, produzidas com Wilson Sampaio especialmente para o Canal do YouTube da Academia Jovens Músicos. “Esse é um projeto que talvez todo violoncelista sonhe em realizar. Para mim, as obras de Bach são as mais importantes do repertório. Há dez anos tive o desejo de revisitar todas elas e adotar um estilo mais próximo ao da época em que as suítes foram escritas, buscando respeitar a partitura original. Gravar as suítes de Bach é uma das experiências mais desafiadoras para um violoncelista.”
Sobre Wilson Sampaio
O violoncelista Wilson Sampaio é um músico talentoso e professor dedicado da Academia Jovens Músicos. Com uma carreira marcada por performances emocionantes e aclamadas, Sampaio é conhecido por sua habilidade técnica e profunda interpretação musical. Sua dedicação ao ensino e à performance faz dele um músico respeitado e admirado no cenário musical.
Premiado no Brasil e na Europa, Sampaio estudou nos Estados Unidos e formou-se pelo Juilliard Pre-College, em Nova Iorque, sob a orientação de Leonard Rose. Em 1993, ele continuou seus estudos na Musikhochschule-Detmold, na Alemanha, e concluiu sua formação no Conservatório de Genebra, em 1995, onde obteve o “Primeiro Prêmio de Virtuosidade Avec Distinction”, além dos prêmios especiais “Henri Stern” e “Denis de Marignac”.
Sampaio se apresentou como solista com a Orchestre de la Suisse Romande e a Orchestre des Jeunes de Fribourg, consolidando sua reputação como um dos principais violoncelistas de sua geração.