O debate realizado pela Band Mais Campinas na última quarta-feira (21) escancarou a divisão entre os candidatos de direita na disputa pela prefeitura de Piracicaba. Alex Madureira (PL) e Helinho Zanatta (PSD), que compartilham uma base eleitoral similar, trocaram acusações que evidenciam um cenário de rivalidade crescente. Madureira, cuja campanha enfrenta dificuldades, acusou Zanatta de ter sido investigado, numa tentativa de desestabilizar o adversário que, segundo as pesquisas de intenção de voto, ocupa a vice-liderança isolada com 14%. Madureira, por outro lado, vem caindo nas pesquisas e agora empata com Professora Bebel, do PT, conforme o Índice CNN, um agregador de pesquisas.
Na manhã desta quinta-feira, Helinho Zanatta subiu o tom contra Alex Madureira em suas redes sociais. Em um vídeo, Zanatta lembrou que Madureira não teria apoiado o governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, durante a eleição. Para reforçar sua posição, Zanatta compartilhou vídeos e imagens em que aparece ao lado do governador Tarcísio, destacando seu alinhamento e proximidade com a liderança estadual.
As recentes pesquisas de intenção de voto indicam que 40% dos eleitores de Piracicaba pretendem votar no nome apoiado por Tarcísio de Freitas, o que torna o apoio do governador um fator significativo na campanha eleitoral local. Com a disputa entre Madureira e Zanatta se acirrando, a base de eleitores de direita na cidade pode acabar fragmentada, beneficiando outros candidatos na corrida pela prefeitura.