A Justiça Eleitoral confirmou nesta quinta-feira (5) a candidatura de Helinho Zanatta (PSD) a prefeito pela coligação Desenrola Piracicaba (AGIR, Mobiliza, NOVO, PRD, PSD, PSB, Solidariedade e União Brasil). Também foi deferida a candidatura do seu vice-prefeito, Dr. Sérgio Pacheco (União Brasil).
A sentença foi assinada pelo Juiz da 93ª Zona Eleitoral de Piracicaba, Dr. Luiz Augusto Barrichello Neto, que também julgou improcedente a representação apresentada pelo candidato Barjas Negri.
Na decisão, o magistrado reafirma que Helinho Zanatta não sofreu nenhuma condenação por improbidade administrativa.
“Ante o exposto, pelos motivos acima mencionados, na esteira da manifestação ministerial, julgo improcedente a impugnação apresentada no pedido de registro de Hélio Donizete Zanatta para deferir os requerimentos de registros de candidaturas da chapa para concorrerem aos cargos de prefeito e vice-prefeito”, concluiu o magistrado.
Na quarta-feira da semana passada, dia 28, o promotor da Justiça Eleitoral de Piracicaba, Dr. Denis Peixoto Marson já havia se manifestado contrário ao pedido de impugnação e favorável ao pedido de registro do candidato, negando assim também o pedido do candidato Barjas Negri (PSDB).
Helinho Zanatta ressalta que sempre esteve apto para concorrer às eleições de outubro próximo e que está preparado para desenrolar os problemas da cidade. “A Justiça Eleitoral e também o Ministério Público foram favoráveis ao registro, pois não tenho nenhuma condenação. Sou ficha limpa, diferente do ex-prefeito que ostenta um grande número de processos condenatórios. Só um candidato ficha limpa é eleito três vezes o melhor prefeito do Brasil”, lembrou.
Além disso, o processo citado por Barjas Negri já foi considerado extinto pela Justiça, pois foi um acordo que o próprio Ministério Público aceitou por meio de manifestação da promotora.
“Tenho honra, nunca estive enrolado com a Justiça. Meus opositores estão mais preocupados em atacar a minha imagem do que apresentar propostas para Piracicaba. Chega de rolo. Temos que olhar para a cidade que pede por socorro”, completa Zanatta.
Entenda o caso
Em ato que reflete o incômodo com o crescimento da candidatura de Helinho Zanatta nas pesquisas e na rua, Barjas Negri recorreu à justiça para tentar impedir que o deputado participe do pleito municipal.
O ex-prefeito contratou advogados e deu entrada em uma ação de impugnação ao registro de candidatura de Helinho, que desponta como o provável concorrente de Barjas no segundo turno. Em pesquisa da VTV/SBT, divulgada no dia 9 de agosto, Helinho aparecia isolado na segunda colocação e em crescimento expressivo. Além disso, o Índice CNN, um agregador de pesquisas também aponta Helinho no segundo lugar, destacando a possibilidade de segundo turno na cidade.