Agora são 21h10. O PIRANOT informa que o X (antigo Twitter) começou a bloquear contas com ordens de suspensão expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as contas banidas estão a do youtuber Bruno Aiub, o Monark, e a do blogueiro Allan dos Santos. Esta é uma das três exigências da Suprema Corte para que a rede volte a operar no país. A terceira é a nomeação de um representante legal, que possa ser intimado para responder e cumprir ordens judiciais quando necessário.
A disputa entre Elon Musk e o STF se intensificou quando o dono da empresa se recusou a bloquear contas de investigados por supostamente espalhar desinformação e promover ataques contra instituições brasileiras.
Em uma batalha contra o Supremo, Musk determinou a suspensão do bloqueio de contas e divulgou decisões emitidas pela Corte com ordens de bloqueio. Suas principais críticas são direcionadas ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga fake news e a organização de uma milícia digital. O próprio Elon Musk está sob investigação no STF.
Nos últimos dias, o STF conseguiu bloquear R$ 18 milhões da conta da StarLink, de Elon Musk, para quitar multas e indenizações do X. O valor foi transferido para a União, resolvendo assim a primeira pendência à força.