A Justiça Eleitoral de Piracicaba determinou a remoção de um novo vídeo produzido pelo candidato Paulo Campos em que ele aponta uma suposta ameaça do filho de Helinho Zanatta. Em seu despacho, o juiz Maurício Habice esclarece que não houve a apresentação de provas e elementos suficientes sobre os supostos fatos relatados por Campos.
Esse já é o segundo revés de Paulo Campos na justiça sobre o mesmo tema. A liminar, que fala ainda sobre direito de resposta, também determina que o conteúdo seja removido imediatamente das redes sociais.
Paulo Campos republicou o vídeo após um debate entre os candidatos, alegando que teria sido ameaçado pelo filho de Zanatta. “No entanto, ao analisar o boletim de ocorrência registrado pelo requerido, não há elementos suficientes que comprovem de maneira concreta a alegada ameaça. O boletim não descreve claramente a natureza da ameaça ou os termos que teriam sido usados, o que enfraquece a fundamentação de que tal evento justifique a nova divulgação do conteúdo já considerado ofensivo por esta Justiça Eleitoral”, diz trecho assinalado pelo magistrado.
O juiz também voltou a manifestar que tal ato extrapola o âmbito político legal. “As expressões utilizadas pelo requerido extrapolam o exercício da liberdade de expressão e configuram difamação”, lembra o juiz.
Helinho Zanatta, por sua vez, voltou a lamentar que um candidato à Prefeitura de Piracicaba desacate ordens da justiça e tente, de forma leviana, acusar um membro de sua família sem provas. “Está claro e cristalino para que todos possam ver que não houve qualquer afronta ou ameaça. Lamento muito o quê meus adversários estão fazendo diante da nossa subida nas pesquisas eleitorais. Esta é uma disputa que deve ser limpa e ganha de forma honesta. A Justiça Eleitoral está fazendo sua parte que é garantir a lisura do pleito”, disse Zanatta.