A Raízen, uma das líderes globais em bioenergia e uma das maiores empregadoras do Brasil, com mais de 46 mil colaboradores, anunciou a abertura de 260 vagas de estágio e 504 para aprendizes, em seus escritórios, bases e bioparques em todo o país. As inscrições para o Programa Talentos Raízen já estão abertas e podem ser realizadas no site de Carreiras da empresa.
Para as 504 vagas de aprendiz, os requisitos incluem ter entre 16 e 21 anos, estar matriculado no ensino médio ou técnico e disponibilidade para atuar de quatro a oito horas por dia, em turnos matutinos ou vespertinos. Não é necessário ter experiência anterior. As oportunidades abrangem diversas áreas da Raízen e oferecem benefícios como vale-transporte ou fretado (conforme a localidade), plano de saúde e odontológico, vale-alimentação ou cesta básica, além de bônus anual.
Já as 260 vagas de estágio são voltadas para estudantes de ensino superior com previsão de formatura entre dezembro de 2025 e dezembro de 2026. Os selecionados atuarão seis horas por dia em horário comercial e receberão uma bolsa de R$ 2.000, além de benefícios como auxílio transporte, plano de saúde e odontológico, vale-refeição ou acesso ao restaurante da empresa, seguro de vida, Gympass e recesso remunerado.
O Programa Transformar da Raízen promove ações afirmativas, com vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD) e pessoas pretas e pardas, reforçando o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. A iniciativa busca criar oportunidades iguais para todos e todas, oferecendo um espaço mais inclusivo e colaborativo.
Beto Griner, vice-presidente de Gente da Raízen, destacou o perfil dos candidatos que a companhia procura: “Buscamos pessoas dinâmicas, com protagonismo, espírito colaborativo e o compromisso de fazer bem feito, trazendo a verdadeira diversidade que existe na sociedade. Isso impulsiona o crescimento, e essa porta de entrada é fundamental para o futuro da Raízen até 2030.”
Griner também enfatizou os altos índices de efetivação e diversidade nos programas da empresa. Na última seleção, 65% dos estagiários foram efetivados, sendo 56% mulheres. “Nos comprometemos a ter 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025 e atualmente estamos em 27,6%,” revelou o executivo. Além disso, 41% dos contratados em programas anteriores eram pessoas pretas e pardas.
Os processos seletivos envolvem etapas como testes online, dinâmicas em grupo e entrevistas com as lideranças da Raízen. As vagas de estágio e aprendizagem representam grandes oportunidades para o desenvolvimento de carreira na empresa.