O Instituto Quaest, que apontou no primeiro turno e errou para a vitória de Guilherme Boulos em primeiro lugar no primeiro turno da capital, fez sua primeira pesquisa para o segundo turno das eleições em Piracicaba (SP). O levantamento é o primeiro encomendada pela EPTV/TV Globo e foi divulgado nesta quinta-feira (17), aponta que Barjas Negri (PSDB) lidera com 47% das intenções de voto, enquanto Helinho Zanatta (PSD) aparece com 35%. A pesquisa foi realizada entre 14 e 16 de outubro, ouvindo 852 eleitores da cidade. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os dados apresentados pela pesquisa Quaest indicam que, na pesquisa estimulada — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores —, Barjas está à frente. A pesquisa também capturou um alto índice de indecisos e votos brancos/nulos, que somam 18%.
Votos estimulados:
- Barjas Negri (PSDB): 47%
- Helinho Zanatta (PSD): 35%
- Indecisos: 7%
- Branco/nulo/não votará: 11%
Na análise espontânea, onde os eleitores mencionam seus candidatos de forma livre, Barjas mantém a liderança com 34%, seguido de Helinho com 26%. No entanto, o índice de indecisos permanece alto, em 35%, sugerindo que há espaço para mudanças de cenário até o dia da eleição.
Transferência de votos
A Quaest também investigou como os eleitores dos candidatos que ficaram de fora do segundo turno estão se posicionando agora. A pesquisa identificou que Helinho Zanatta tem conseguido atrair a maior parte dos votos de Alex Madureira (PL), enquanto Barjas Negri se destaca entre os eleitores da Professora Bebel (PT).
- Eleitores de Alex Madureira (PL): 59% para Helinho, 23% para Barjas
- Eleitores da Professora Bebel (PT): 49% para Barjas, 26% para Helinho
- Eleitores de Paulo Campos (Podemos): 42% para Barjas, 35% para Helinho
A pesquisa Quaest está registrada sob o número SP-02890/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).