Nesta quinta-feira (17), o pastor Dilmo dos Santos, presidente da Assembleia de Deus – Ministério Madureira em Piracicaba, foi alvo de fake news. Em vídeo nas redes sociais, o pastor mostrou o boletim de ocorrência que registrou para denunciar o fato. Ele relatou à polícia que foi vítima de um vídeo falso, direcionado à sua congregação. No vídeo, uma pessoa se passa pelo pastor, utilizando inteligência artificial para replicar sua voz, faz um discurso mentiroso, de apoio a Barjas Negri. Dilmo pediu a investigação por ser vítima de calúnia. E reforçou que, na realidade, apoia Helinho Zanatta, adversário de Barjas Negri.
“Hoje, venho a público para informar que, infelizmente, fui alvo de fake news. Um áudio falso, utilizando a minha voz com tecnologia de inteligência artificial, circulou. Diante dessa situação, tomei as devidas providências e registrei um boletim de ocorrência para denunciar esse ato irresponsável. É fundamental que todos estejamos atentos e unidos no combate à desinformação, que atinge não só a mim, mas a todos nós”, declarou Dilmo nas suas redes sociais. “55, Helinho Zanatta, esse é o prefeito”, reiterou o pastor.
Procurado para comentar o assunto, Helinho afirmou: “É uma honra receber o apoio de um homem de fé, íntegro como o pastor Dilmo. Esse ataque desleal contra ele é um absurdo e qualquer tentativa de manchar sua imagem deve ser combatida com firmeza. Piracicaba precisa virar a página da velha política, dos ataques pessoais”, disse Helinho Zanatta. “O que aconteceu só nos mostra que estamos do lado certo, o lado dos valores cristãos, da família e da liberdade. Com fé, muito trabalho e essa união, Piracicaba vai conseguir mudar para melhor, com segurança”.