A estreia da TV UOL, nesta segunda-feira (04), mostrou que a nova emissora ainda está nos primeiros passos de um projeto, cujo modelo de negócio já foi definido: não será focada na classe A/B e também não será segmentada, seja por classe social ou editoria. Por isso, a nova emissora, que não teve cerimônia de inauguração, destacou que, além da TV paga, seu sinal também estava aberto gratuitamente nas parabólicas. Com isso, o UOL deu indícios de que pode vir a requerer um canal aberto no futuro ao Governo Federal ou fechar parcerias de transmissão com emissoras locais e regionais espalhadas pelo país que já tem outorga.
A nova emissora misturará jornalismo com esporte e entretenimento, e pode até incluir dramaturgia em breve. Isso pode levá-la a se posicionar entre os 20 canais mais assistidos do país dentro de um ano e meio.
Como já noticiamos, a TV UOL ainda não estreia com uma estrutura robusta e está utilizando seus estúdios de produção para YouTube. A emissora, no entanto, prometeu novos estúdios, que estariam em construção. Diferentemente de outras emissoras recentes do setor a cabo, que se concentram apenas em jornalismo, a TV UOL aposta em um formato amplo e acessível ao grande público, um diferencial que pode ser decisivo em sua projeção.
Fabiola Cidral abriu a transmissão inaugural, destacando a promessa de crescimento do canal e mencionando que o UOL levará ao ar conteúdos que já fazem sucesso no YouTube, com nomes familiares ao público da TV aberta, como Leão Lobo, no programa “Splash”, e Cazão, no “UOL Esporte”.
No caso de Leão Lobo, que entra no ar no meio da tarde, há o potencial de atrair não apenas o público do YouTube, mas também a audiência órfã da “Hora da Venenosa” (“Balanço Geral” – Record), que alterna entre o “Melhor da Tarde” com Cátia Fonseca (Band), “Mulheres” (Gazeta), “A Tarde é Sua” com Sônia Abrão (RedeTV!) e “Fofocalizando” (SBT). Soma-se a ele no entretenimento, Márcia Fernandes, a Márcia Sensitiva, que teve destaque no vídeo de lançamento.
Além dos programas já conhecidos, a TV UOL planeja transformar alguns de seus podcasts em programas de entrevistas e aproveitar documentários produzidos para seu antigo serviço de streaming, o Prime UOL. A proposta de conteúdos variados ao longo do dia se diferencia dos canais focados apenas em notícias, como Globo News, CNN, CNN Money, Band News e a CNBC Brasil, que ainda nem estreou. Esta última, que mistura jornalismo com entretenimento, estreia dia 17 e possivelmente motivou a estreia da UOL, despertando um olhar para além do “canal segmentado” e visando uma posição mais abrangente no mercado.
O UOL, que faz parte do Grupo Folha, também conta com uma vantagem estratégica de faturamento, podendo veicular anúncios próprios ou do PagSeguro, além do jornal Folha de S. Paulo. Essa sinergia entre as marcas do grupo ajuda o canal a garantir receita e fortalecer-se.