A Prefeitura de Piracicaba informou na tarde desta sexta-feira (08) que o Rio Piracicaba entrou em estado de alerta desde as 15h de ontem (07), quando atingiu 3,22 metros de altura e vazão de 241 m³/s.
De acordo com novos dados, até as 15h de hoje (08), o rio estava com 3,48 metros de altura e vazão de 273,51 m³/s. O rio entra em estado de atenção ao atingir 3,2 metros de altura. Em 3,7 metros, entra em estado de alerta, e com 4,2 metros passa ao estado de emergência. Por fim, o rio extravasa ao atingir 4,7 metros.
A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, informou que o monitoramento dos rios Piracicaba e Corumbataí é realizado com frequência, especialmente em épocas de chuvas intensas.
As equipes seguem em uma força-tarefa coordenada pela Defesa Civil, que envolve todas as secretarias municipais, em parceria com órgãos como o Corpo de Bombeiros e a CPFL. A força-tarefa visa implementar estratégias e ações para enfrentar alagamentos de rios, córregos e vias, dando suporte em casos de desastres naturais ou outras emergências.