Piracicaba, município localizado no interior de São Paulo, é conhecida por ter tradições culturais vibrantes e uma farta agenda de eventos dos mais diversos tipos. Neste sentido, os festivais desempenham um papel importante para a vida e, também, para a economia local, proporcionando atividades diversas e riquíssimas culturalmente. A seguir, vamos explorar como as tradições locais e os festivais podem ser uma plataforma importante para o desenvolvimento econômico e social das cidades.
Cultura como objeto econômico
Não apenas em Piracicaba, mas sim, em todo o país, cultura é um potente motor econômico para as cidades. Especialmente pelo fato do Brasil ser um país riquíssimo culturalmente, cada região costuma explorar suas características e tradições em eventos que celebram sua cultura ou promovem novas formas de manifestações artísticas.
No nordeste do país, temos festas religiosas únicas em estados como a Bahia, no Rio de Janeiro, o maior evento cultural do mundo, o Carnaval e, no Rio Grande do Sul, eventos que exaltam e fortalecem as culturas tradicionalistas do povo gaúcho. Todos estes movimentos representam uma verdadeira potência econômica, que ajuda a explicar os motivos pelos quais sociedade e poder público se dedicam para manter vivas estas tradições.
No Brasil, grandes festivais de música também se destacam, principalmente nos grandes centros. Estes eventos são capazes de reunir multidões, vindas de praticamente todos os cantos do país. Dois bons exemplos disso são os festivais já tradicionais “Lollapalooza” e “Rock in Rio” realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente. Além destes, recentemente o “The Town”, em São Paulo, também entrou no calendário de grandes festivais musicais no Brasil. Este tipo de evento tem capacidade de unir diferentes públicos, fomentando a economia e, ao mesmo tempo, fortalecendo culturalmente o seu público.
A força dos eventos culturais em Piracicaba
Em Piracicaba, os viajantes encontram uma série de eventos e festivais culturais, que acabaram já fazendo parte da história do município. Por lá, alguns eventos já fazem parte do calendário anual, sendo esperados pela população e pelos turistas. É o caso do Salão Internacional de Humor, da Festa das Nações e o Rio das Artes, por exemplo. Neste caso, os três eventos geram uma demanda econômica principalmente vinda de apreciadores da arte.
No entanto, além destes, a cidade também tem recebido outros eventos de ampla magnitude que, embora ainda não tão tradicionais, também já representam um percentual significativo do turismo e da economia local. É o caso do Sthorm Festival, que reuniu grandes nomes da música, em um evento que combinou arte e discussões sobre mudanças climáticas, controle de doenças e desafios globais.
Estratégias para empreendedores locais
Os empreendedores das cidades que possuem uma agenda cultural cheia, especialmente com a realização de festivais, precisam estar atentos para aproveitar as oportunidades que eventos desse tipo trazem. Um ponto importante é a adaptação ao público-alvo. Ou seja, é importante estar atento a agenda de eventos e compreender qual tipo de público deve circular pelo evento e pela cidade nos próximos dias, podendo, assim, criar estratégias específicas para melhor atrair e atender cada tipo de público.
Os mercados digitais têm crescido significativamente. As pessoas estão cada vez mais conectadas, ligadas nas redes sociais, consumindo sites de streamings, participando de apostas online e produzindo conteúdo para a internet. Sabendo disso, o fortalecimento da presença digital se torna um fator importante para o desenvolvimento econômico e promoção dos festivais e eventos. Estes, precisam ter uma presença ativa e constante nas redes sociais mais acessadas, de modo a atrair possíveis novos clientes e fomentar o comércio de seus produtos ou serviços. Utilizar campanhas de tráfego pago e promover conteúdos interativos pode ajudar nesta atração.
Conclusão: como aliada do desenvolvimento local
Os principais eventos culturais de Piracicaba oferecem cenários únicos e capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico local. Além de combinar tradições locais, estes eventos e festivais podem contribuir muito para o crescimento de negócios, no entanto, isso exige uma dedicação importante dos empresários e investidores locais. Além disso, seja em Piracicaba ou em outros locais do Brasil, festivais ajudam a carregar tradições, promover entretenimento e reunir muitas pessoas, normalmente em torno de um mesmo objetivo. Seja na música, na gastronomia ou o turismo, a cultura é um “prato-cheio” para o desenvolvimento econômico das cidades.