O SBT optou por uma forte estratégia de contenção de danos e não divulgou a estreia de Datena nesta segunda-feira (09), após semanas turbulentas, durante as quais o SBT demitiu cerca de 400 funcionários e cancelou programas. A emissora, provavelmente muito bem assessorada, optou por homenagear Silvio Santos no domingo (08), que faria aniversário neste mês. Na mensagem, o canal lembrou que Silvio sempre realizou grandes mudanças na programação e, em sua honra, seguirá “essa marca”, considerada a essência do canal.
A estreia de Datena no “Tá na Hora”, teve alguns erros e muitas falhas no sinal do helicóptero do comandante Hamilton. Ele assumiu com 3,3 pontos na Grande São Paulo, e caiu para 2,2. Mas, 85 minutos após a estreia, mais tranquilidade, o jornalista sacou o celular ao vivo e passou a realizar ligações para fontes. Posicionando o celular no microfone, Datena passou a fazer entrevistas, uma delas o vice-secretário de Segurança Pública de São Paulo. Datena então voltou a ficar na frente do filho, diferença que aumentou quando Joel saiu do ar, às 19h15.
Rede
O programa “Tá na Hora” possui duas divisões de rede dentro das 3 horas de transmissão. A primeira ocorre às 18h30, voltada às afiliadas que exibem a versão local do programa. A segunda divisão ocorre às 19h20, destinada às afiliadas que não têm o programa local ou que optam por um jornal mais “formal”, semelhante ao padrão Globo. Algumas afiliadas exibem apenas o “Tá na Hora” local, retornando à transmissão nacional às 19h20 e seguindo até as 19h45.
Essa estratégia permitiu que o público do “Brasil Urgente” migrasse para os canais das afiliadas do SBT que transmitiam Datena. Um exemplo é a TV SBT Central, que disparou em audiência, alcançando quase 40 mil espectadores simultâneos. Após o fim de Datena, cerca de 25 mil pessoas continuaram assistindo ao “SBT Brasil”, com César Filho, enquanto outras 22 mil seguiram assistindo “Chaves”, tornando-o a segunda maior transmissão ao vivo do YouTube naquele momento. A VTV, afiliada em Santos e Campinas, também registrou alta audiência, com mais de 16 mil espectadores assistindo “Chaves” online.
O “efeito Datena” esperado pelo SBT foi alcançado, com o apresentador entregando para o “SBT Brasil” na TV aberta uma audiência cerca de 50% maior que a do “Jornal da Band”, de acordo com o Kantar Ibope. Os números consolidados de audiência serão divulgados amanhã.
YouTube
O “efeito Datena”, alcançado após às 19h20, no canal SBT Central, levou o mesmo a ser o segundo maior e mais assistido do país na noite desta segunda-feira (09), atrás apenas do canal “Pod Pá”, que estava com mais de 200 mil espectadores. A audiência caiu com o fim de Datena em 17%, mas se manteve nas próximas horas, alcançando mais que seu objetivo.
O SBT Central é uma afiliada de Araraquara e voltou para a rede às 19h20, no último período de Datena. Suas publicações tem média de 200 a 500 visualizações. O canal no YouTube tem mais de 400 mil seguidores, o que ajudou no “efeito viral”.