
O atleta piracicabano Leonardo Guerreiro, de 28 anos, foi vice-campeão brasileiro em um torneio de fisiculturismo natural realizado no último domingo (15), em Bragança Paulista (SP). Leonardo treina há 12 anos, sendo que há um ano vem se dedicando exclusivamente ao fisiculturismo.
O campeonato, destinado apenas a atletas que não utilizam anabolizantes, foi organizado pela Liga de Fisiculturismo de Atletas Naturais (LIFAN). A competição contou com cinco categorias: Fisiculturismo Clássico, Classic Physique, Men’s Physique, Bikini Fitness e Wellness — sendo as duas últimas exclusivamente femininas e as três primeiras destinadas ao público masculino.
As categorias foram divididas por altura. Na Classic Physique, categoria disputada por Leonardo, os atletas se subdividiram entre estreantes (para aqueles que nunca haviam competido), junior (atletas até 23 anos), master (atletas acima de 40 anos) e sênior (dividida em três grupos por altura). O piracicabano participou da categoria sênior, na faixa de 1,70m a 1,80m.
Inicialmente, a Classic Physique contava com nove atletas, dos quais seis foram classificados para as finais, onde foram avaliados por árbitros. Durante a competição, os atletas realizaram uma coreografia livre de até 60 segundos, sendo avaliados nos seguintes quesitos:
- Harmonia entre membros superiores e inferiores;
- Definição muscular extrema;
- Ausência ou mínima presença de assimetria;
- Proporção equilibrada entre os músculos.
- Leonardo Guerreiro subiu ao pódio em segundo lugar, conquistando o vice-campeonato e representando com destaque a cidade de Piracicaba (SP).
De acordo com Leonardo, o avanço das informações trouxe um senso de urgência em relação ao mundo fitness, impulsionando a busca pelo corpo perfeito. “A busca pela mudança na aparência física que vimos nos últimos anos no Brasil é interessante.
O aumento do fluxo de pessoas nas academias e centros de treinamento tem se mostrado em constante crescimento. Porém, com o fácil acesso a informações e desinformações no mundo atual, muitas vezes aqueles que não possuem conhecimento sobre o assunto acabam cortando caminho, baseados em falácias que prometem transformações milagrosas”, alerta o atleta.
Leonardo finaliza enfatizando que a saúde deve ser o aspecto mais importante, pois ela dita o rumo de nossas vidas. “O fisiculturismo natural busca conscientizar as pessoas de que, com dedicação constante à prática de exercícios físicos, incorporação de hábitos saudáveis e uma dieta balanceada, os resultados aparecem da mesma forma. Saúde e constância são os principais pilares”, destacou.
Para 2025, a grande meta de Leonardo Guerreiro é conquistar o PRO CARD, título que eleva o atleta amador ao nível profissional, abrindo portas para competir no cenário mundial do fisiculturismo natural.
