Nesta terça-feira (17), a cidade de Piracicaba foi contemplada com quatro novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A entrega, parte de uma iniciativa do governo federal que destina 258 veículos para 179 municípios em 15 estados, foi realizada em uma solenidade em Sorocaba, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e da deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT). Representantes do Samu de Piracicaba e o conselheiro municipal de saúde, Vicente Duarte, o Zoinho, também participaram do evento.
As novas ambulâncias, todas completamente equipadas, já estão na cidade e irão integrar a frota do Samu de Piracicaba, que não recebia renovação desde 2017. Segundo a deputada Bebel, essa conquista é resultado de um esforço conjunto iniciado no segundo semestre do ano passado. “Essas ambulâncias significam mais agilidade, eficiência e qualidade no atendimento de urgências e emergências, beneficiando milhares de piracicabanos que dependem desse serviço essencial”, afirmou.
Mais ambulâncias em 2025
De acordo com Bebel, a renovação da frota do Samu de Piracicaba é apenas o começo. Em 2025, está prevista a entrega de mais três veículos para o município. A deputada destacou que a solicitação, feita à ministra Nísia Trindade e reforçada com o apoio do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reflete uma demanda urgente para melhorar o atendimento à população.
“A alta quilometragem dos veículos atuais, que operam 24 horas por dia, era uma preocupação constante. Essas novas ambulâncias vão trazer mais segurança e eficiência ao serviço, que é essencial para salvar vidas. Seguimos firmes no compromisso de lutar por melhorias que impactam diretamente a qualidade de vida da população”, destacou Bebel.
História e compromisso com o Samu
Criado em 2004 durante o primeiro governo do presidente Lula, o Samu é um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel que oferece suporte de emergência por meio do número 192. Em Piracicaba, o serviço está localizado na Avenida Dr. Paulo de Moraes, 2000.
Para a deputada Bebel, que é considerada uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores na região, a renovação da frota demonstra o compromisso do governo federal com a saúde pública. “O presidente Lula cumpriu sua promessa, e essa entrega reforça a importância do Samu como um serviço criado em sua gestão e que continua salvando vidas com excelência”, disse.