Dois policiais militares foram detidos sob acusação de homicídio após a morte de Antônio Marcio Costa Oliveira, guarda civil municipal de Iracemápolis (SP), de 45 anos. O agente foi confundido com um suspeito de furto e acabou sendo baleado por engano pela Polícia Militar na tarde de quarta-feira (22), no Centro de Piracicaba.
Os policiais militares foram levados ao presídio Romão Gomes. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou nesta quinta-feira (23) que um inquérito policial militar foi aberto para investigar o caso. Ainda hoje, eles passaram por uma audiência judicial de custódia, onde foi decidido que responderão pelo caso em liberdade.
Câmeras de segurança registraram o momento. O vídeo mostra o agente sendo alvejado enquanto estava no telhado de uma clínica oftalmológica, portando uma arma. Após os disparos, é possível vê-lo cair no telhado. Confira as imagens logo abaixo:
O caso
A Polícia Militar informou que foi acionada pelo telefone 190 para atender a uma ocorrência de furto a residência, na tarde desta quarta-feira (22), na região central de Piracicaba (SP). Ao chegarem ao local, os policiais notaram que dois homens fugiram pelos telhados das casas vizinhas ao perceberem a aproximação das viaturas.
Durante a fuga, um dos indivíduos entrou em uma clínica de oftalmologia localizada na Avenida Independência, no mesmo bairro. Conforme relato da PM, os policiais cercaram o imóvel e entraram à procura do criminoso, encontrando um homem armado no telhado de uma casa. Os agentes efetuaram disparos contra ele e, posteriormente, constataram que o homem baleado era um guarda civil municipal de Iracemápolis. Ele foi socorrido às pressas pelos próprios policiais até a Santa Casa de Piracicaba, mas não resistiu aos ferimentos.
Tempo depois, a Polícia Militar prendeu um dos criminosos envolvidos no furto. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o guarda, que estava à paisana realizando a segurança do estabelecimento, subiu armado no telhado e foi confundido com os indivíduos.
A Polícia Militar lamentou a morte do GCM e afirmou que não compactua com excessos ou desvios de conduta de seus agentes. O caso está sendo rigorosamente investigado por meio de um Inquérito Policial Militar (IPM) e pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba.
Velório e sepultamento
Antônio Márcio Costa de Oliveira será velado das 14h às 17h desta quinta-feira (23) no Velório do Crematório Memorial Metropolitano de Piracicaba. Amanhã (24), haverá uma cerimônia das 8h às 10h, seguida do sepultamento, que ocorrerá às 10h no Cemitério Municipal Vila Rezende. Ele deixa a esposa, familiares e amigos.