O governo do estado de São Paulo lançou a Operação Carnaval 2025, que contará com 20 mil policiais militares diariamente nas ruas para reforçar a segurança da festa. O policiamento será intensificado na capital, Grande São Paulo, litoral e interior, garantindo a segurança dos 25 milhões de foliões esperados em todo o estado.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, o planejamento da operação começou no ano passado para garantir um evento seguro. “Esperamos que ao fim da operação, tenhamos o Carnaval mais seguro dos últimos anos”, afirmou.
Como será o policiamento?
📍 Datas: O reforço será aplicado no pré-Carnaval (22 e 23 de fevereiro) e nos dias principais da festa (1º, 2, 3 e 4 de março).
📍 Efetivo: O policiamento será feito com viaturas, cavalos, cães, embarcações e aeronaves.
📍 Helicópteros: O Comando de Aviação da PM terá dois helicópteros Águia sobrevoando a capital e mais nove aeronaves no interior. O litoral contará com quatro helicópteros para apoio ao policiamento e resgates.
📍 PM Rodoviária e Bombeiros: As unidades especializadas também contarão com reforço no efetivo.
Segurança na capital paulista
📍 São esperados 16 milhões de foliões para curtir os 767 blocos de rua cadastrados.
📍 160 postos de atendimento da PM estarão espalhados pelos pontos de maior movimento.
📍 30 torres de observação serão instaladas nos principais circuitos de Carnaval.
📍 Os 14 megablocos, que devem reunir 500 mil pessoas por dia, terão segurança reforçada.
Em uma ação preparatória realizada no fim de semana dos dias 15 e 16 de fevereiro, a Polícia Militar prendeu 53 pessoas e recuperou seis veículos roubados. Além disso, 10 mil veículos foram vistoriados em diversas blitzes.
Nos dias de desfile das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, a PM também reforçará o patrulhamento na região, incluindo barreiras de segurança e policiamento ostensivo.
Atuação da Polícia Civil no Carnaval
Além do reforço da Polícia Militar, a Polícia Civil também intensificará seu trabalho:
🔹 Turistas protegidos: A Divisão Especial de Atendimento ao Turista (Deatur) terá policiais atuando no Sambódromo e em outros pontos turísticos. Um totem digital será instalado no local com dicas de segurança para foliões.
🔹 Agentes à paisana: Policiais infiltrados estarão entre os foliões para inibir furtos e roubos e identificar quadrilhas especializadas.
🔹 Atendimento móvel: No Sambódromo, haverá uma unidade móvel da Deatur para registro imediato de ocorrências.
🔹 Boletins online: A Delegacia Eletrônica permitirá o registro de ocorrências em inglês e espanhol.