A recente vitória contra a Colômbia, apesar da importância do resultado, não mostrou uma grande evolução da equipe treinada por Dorival Júnior. Não à toa, a maioria das casas de apostas com depósito mínimo de 1 real colocam a Argentina como favorita no próximo confronto, do dia 25.
Mais uma vez, o Brasil teve dificuldades para se impor e não mostrou o trabalho coletivo que se espera após tantos jogos sob novo treinador. Individualmente, porém, Vini Jr. conseguiu brilhar – e esse poder de decisão é algo que há muito tempo a torcida espera dele.
O atacante, afinal, foi decisivo para a vitória brasileira, que só veio no último lance da partida. Dessa forma, Vini Jr. chegará com moral para o duelo contra a Argentina. Será que ele, finalmente, conseguirá engatar uma sequência de bons jogos com a camisa da seleção?
No Real Madrid, o atacante tem sido consistente e há muitos anos é a principal referência do time. O que se espera é que ele consiga fazer o mesmo com a “amarelinha”.
Vitória contra a Colômbia
A partida contra a Colômbia viu, mais uma vez, um Brasil inconsistente. A seleção acabou sendo salva por Vini Jr., que sofreu o pênalti do primeiro gol (anotado por Raphinha) e fez o segundo, com um chute de fora da área que acabou desviando e enganando o goleiro Camilo Vargas.
Foram, ao todo, 13 finalizações brasileiras (cinco para fora), contra nove da Colômbia (quatro para fora). A posse de bola também mostra equilíbrio, 52% para os donos de casa e 48% para os visitantes.
O gol da vitória veio no fim da prorrogação e salvou o Brasil de um resultado extremamente perigoso, visto que a próxima partida é justamente contra a Argentina, em Buenos Aires.
Grande desafio em Buenos Aires
Além de ser a principal adversária do Brasil, a Argentina é a atual líder das Eliminatórias Sul-Americanas. São 28 pontos conquistados até aqui. A Seleção Brasileira, em terceiro lugar, tem 21.
No confronto do dia 25, que será disputado no Monumental de Núñez, ambas as seleções vêm de bons resultados. O Brasil, no entanto, segue pressionado pela falta de padrão de jogo e porque, há muito tempo, a equipe não convence a torcida.
A Argentina, por outro lado, tem toda a tranquilidade de uma seleção que vem da conquista de duas Copas América e uma Copa do Mundo. Além disso, lidera as Eliminatórias e acabou de vencer o Uruguai, fora de casa, com um belo gol de Thiago Almada.
O desafio para o Brasil, portanto, será grande. A boa notícia é que Vini Jr. conseguiu se destacar na partida contra a Colômbia e isso, talvez, dê a confiança que ele precisa para, de uma vez por todas, assumir o protagonismo na seleção.
Ascensão de Vini Jr.
É verdade que, tecnicamente, ele não é nosso melhor jogador – Neymar, por exemplo, está muito acima. Mas enquanto o ‘menino Ney’ mal tem entrado nos gramados nos últimos anos, Vini Jr. vem sendo protagonista dos principais títulos do Real Madrid na Europa.
Não por acaso, ele venceu o prêmio Fifa The Best como melhor jogador do mundo na última temporada. Vini Jr., aliás, embora tenha, sim, qualidade técnica, também se sobressai por outras características, como a velocidade e, acima de tudo, a resiliência.
Talvez o Brasil precise mais de jogadores com força mental do que com a qualidade técnica de Neymar, que jamais conseguiu liderar a seleção. Aliás, olhando historicamente, em 2006 o Brasil tinha, tecnicamente, uma seleção espetacular, mas o resultado foi pífio.
A verdade é que, no futebol como em tudo na vida, talento é só uma pequena parte da coisa. O que define o sucesso de alguém é o trabalho duro e a resiliência. Neste sentido, Vini Jr. tem muito mais a oferecer do que Neymar. Mas bom seria ter os dois juntos, desde que o “menino Ney” estivesse realmente focado em jogar bola.
De todo modo, o jogo contra a Argentina pode ser importante para Vini Jr. assumir de vez o protagonismo na Seleção Brasileira. Com a Copa do Mundo se aproximando, este seria um bom momento para essa virada de chave.