
A CAIXA participou, nesta quinta-feira (03), do evento “4º Inc Interior Paulista: Encontro de Incorporadoras do Interior de São Paulo”, promovido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica. O encontro foi realizado em Campinas (SP).
O evento reuniu autoridades e players do setor para discutir os cenários macroeconômico, imobiliário e de crédito previstos para 2025, e debater os desafios e oportunidades que moldam o futuro da incorporação imobiliária na região, além de tendências e soluções para atender com excelência os compradores de imóveis. A pauta tratou, ainda, sobre investimentos e políticas habitacionais no Brasil.
Durante o painel “Funding para o mercado imobiliário”, o superintendente nacional de Habitação Pessoa Jurídica da CAIXA, Raul de Oliveira Gomes, apresentou as perspectivas do banco para o setor imobiliário. “A expectativa da CAIXA para mercado da construção civil é bastante positiva. O programa Minha Casa Minha Vida segue como um motor essencial para oferecer moradia digna, nas operações de financiamento com recursos do FGTS e especialmente com a retomada das contratações na faixa 1 do programa, tanto na zona urbana quanto na zona rural”, destacou.
O superintendente nacional também falou da importância de eventos como o Incorpora Interior Paulista. “Eles desempenham um papel fundamental ao aproximar os construtores, os bancos e o poder público na busca de soluções e melhorias para todo o setor. A CAIXA, ao participar desse evento, fortalece seu propósito de transformar a vida das pessoas”, completou Gomes.
Liderança no mercado imobiliário:
A CAIXA é a instituição líder no segmento de financiamento imobiliário, com cerca de 67% do mercado, além de ser o principal operador do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).
Em 2024, a CAIXA concedeu, até novembro, cerca de 208 bilhões em crédito imobiliário com recursos do SBPE e do FGTS, além do Recursos Livres, o que representa um crescimento de 23,9% em comparação com o mesmo período de 2023. Este valor corresponde a mais de 745 mil contratos, que beneficiaram 2,98 milhões de brasileiros.
A CAIXA oferece também uma linha de crédito exclusiva no mercado para apoio à produção, disponível para empresas da construção civil de todos os portes. À medida que o cronograma de obras é executado, é possível financiar a compra de unidades para as pessoas físicas. Os recursos do financiamento são liberados diretamente à construtora, conforme cronograma de execução da obra.
Para construtoras, empreendedores individuais e incorporadoras que financiam seus empreendimentos com recursos próprios ou de terceiros, o banco oferece um fluxo simplificado na concessão de financiamento às pessoas físicas das unidades concluídas vinculadas aos empreendimentos, permitindo avaliação em grupo das unidades, garantindo a padronização e montagem de pasta única dos documentos do vendedor.