Organizado pelo Società Italiana, o evento trará esclarecimentos sobre os impactos das mudanças na cidadania por descendência
Com o objetivo de discutir e esclarecer as recentes mudanças nas regras para obtenção da cidadania italiana por direito de sangue, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) recebe o encontro “O Futuro da Cidadania Italiana”, promovido pela Società Italiana di Mutuo Soccorso di Piracicaba, que será realizado no dia 24 de abril, às 16h30, na sede da Acipi, com a participação do deputado Fábio Porta, integrante da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados da Itália e representante dos italianos residentes na América do Sul. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do link https://shre.ink/PalestraCidadaniaItaliana
O vice-presidente da Acipi e presidente da Società Italiana di Mutuo Soccorso di Piracicaba, Juliano Dorizotto, ressalta a importância do evento diante do atual cenário de mudanças legislativas que impactam diretamente a comunidade ítalo-descendente. Para ele, o encontro é uma oportunidade significativa de acesso à informação e de diálogo com uma liderança atuante no tema. “O tema tem despertado grande atenção da comunidade ítalo-descendente, e este encontro representa uma oportunidade relevante de aproximação com as informações e os desdobramentos do novo decreto.
A Acipi se sente honrada em abrir suas portas para uma discussão tão importante e em receber, em Piracicaba, uma liderança com a trajetória do deputado Fábio Porta”, afirmou Dorizotto.
A proposta do governo italiano, anunciada recentemente, altera de forma significativa o reconhecimento da cidadania por direito de sangue — o chamado jus sanguinis. Até então, não havia limitação de gerações, bastando comprovar a ancestralidade italiana a partir de 17 de março de 1861, data da unificação do Reino da Itália. Com o novo decreto, o direito fica restrito a filhos e netos de italianos nascidos na Itália, o que afeta diretamente milhares de brasileiros descendentes de imigrantes italianos.
Deputado na Itália, Fábio Porta, é sociólogo, professor e dirigente associativo, com longa atuação voltada às relações entre a Itália e a América Latina. Foi eleito por três mandatos para o Parlamento Italiano pela Circunscrição da América Meridional, é presidente da Associação de Amizade Itália-Brasil e da União dos Italianos no Mundo (UIM) no Brasil.