
Morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos, na Casa Santa Marta, o papa Francisco, no Vaticano, Itália. O pontífice, que liderava a Igreja Católica desde 2013, faleceu enquanto dormia.
Antes de morrer, o papa deixou registrado o desejo de ter um funeral simples e promoveu mudanças significativas no rito das cerimônias fúnebres papais. Ele será sepultado em um caixão de madeira, conforme as novas normas litúrgicas que ele próprio ajudou a reformular.
Francisco manifestou o desejo de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em vez das tradicionais Grutas Vaticanas, sob a Basílica de São Pedro, onde estão enterrados a maioria dos pontífices. A escolha revela sua profunda devoção à imagem da Virgem Maria “Salus Populi Romani”, abrigada no santuário mariano.
Ao longo de sua trajetória, Francisco adotou um estilo de vida marcado pela simplicidade e proximidade com o povo. Ignorou a ostentação e valorizou as coisas simples, recusando-se a morar no Palácio Apostólico e preferindo o modesto hotel Domus Sanctae Marthae.