Pesquisa da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) revela que 65% dos consumidores piracicabanos pretendem comprar presentes para o Dia das Mães neste ano. Entre eles, mais de um quarto (25,87%) afirma que deve gastar acima de R$ 200, evidenciando o potencial da data para impulsionar o comércio local. O estudo foi realizado pela empresa Olhar Público, com 400 entrevistados em seis grandes grupos de bairros da cidade, e apresentado à imprensa em reunião na sede da entidade, nesta segunda-feira (5).
O levantamento traça um panorama detalhado do comportamento de compra, apontando que o valor médio de intenção se concentra entre R$ 100 e R$ 199, faixa indicada por 31,66% dos participantes. Dos entrevistados, 8% planejam gastar até R$ 49, enquanto 26% demonstram disposição para investir acima de R$ 200.
Entre os itens preferenciais para presentear estão Cosméticos e perfumes (28%), Roupas e acessórios (24%), Ainda não decidiu (19%), Flores (16%), Calçados (9%), Chocolates/doces (5%), Eletrodomésticos (5%), Experiências/jantar, viagem, spa etc (5%), dinheiro (3%) e Outros (4%).
A pesquisa também revelou que o comportamento de compra tende a se concentrar nos dias mais próximos à data: 64% disseram que ainda não pensaram nisso ou deixarão para decidir de última hora. Por outro lado, 27% já reservaram um valor para pagamento à vista, e 9% afirmaram que pretendem parcelar, o que reforça o peso das vendas por impulso e a importância de ações promocionais nas vésperas do segundo domingo de maio.
Quanto às formas de compra, 46% optarão por compras presenciais no Centro; 25% em e-commerces (lojas online), 19% presencial nos bairros, 9% presencial shopping e 7% outros.
Do ponto de vista sociodemográfico, a maioria dos entrevistados está entre 25 e 59 anos (72%), com predominância de ensino médio completo (51%) e renda mensal de até R$ 5.649 (75%). A intenção de compra é mais expressiva entre jovens de 16 a 24 anos (84,78%), solteiros (70,45%) e homens (66,33%). O grupo com renda entre R$ 2.040 e R$ 7.599 apresentou o maior índice de intenção de consumo (69,12
No aspecto afetivo, a pesquisa identificou que o Dia das Mães continua fortemente associado a vínculos emocionais. Quando convidados a descrever a data em uma palavra, 44% dos consumidores citaram amor ou afeto, seguidos de gratidão, respeito e inspiração (18%), alegria e felicidade (13%) e saudade (12%). A mãe é a principal homenageada por 71% dos entrevistados que pretendem presentear, seguida por esposa (24%), outras figuras maternas como sogras (10%), filhas (6%) e avós (4%).
Segundo o presidente da Acipi, Mauricio Benato, os indicadores reforçam a responsabilidade da entidade em criar condições favoráveis para o comércio e para os consumidores. “A pesquisa demonstra que o Dia das Mães continua sendo uma data mobilizadora do ponto de vista emocional e econômico. Nossa missão é traduzir esse potencial em movimento nos corredores comerciais da cidade, fortalecendo a economia local e promovendo o hábito de presentear com significado”, afirmou.
De acordo com Walton Pousa, CEO da empresa Olhar Público, o trabalho de campo junto aos consumidores confirmou que o Dia das Mães continua sendo uma data emocional, sensível e simbólica. “Nas respostas, percebemos que os consumidores demonstram significados profundos, com intenção de compra com o coração na mão e o tempo em movimento”, comenta. O especialista reforça que a jornada de compra para o Dia das Mães começa na intenção e só se concretiza quando o canal certo encontra a experiência certa. “O consumidor está cada vez mais exigente: busca praticidade, agilidade e, principalmente, uma experiência de compra que reflita a importância da ocasião. Seja no digital ou na loja física, a escolha do canal depende do tempo disponível, da confiança na marca e da conveniência percebida. Entender os canais preferidos e alinhar a experiência à expectativa do consumidor não é mais diferencial. É necessidade”.
CORAÇÃO DE MÃE
Com base nesse cenário, a Acipi lançou a campanha O Presente que Conecta – Coração de Mãe, com o propósito incentivar o consumo no varejo local, valorizando o presente como gesto simbólico e afetivo. A iniciativa dá continuidade ao conceito desenvolvido com sucesso no fim de 2024 e, para esta data, assume uma nova roupagem e identidade visual para levar às ruas a Acipi Móvel com a temática Casinha da Mamãe, ambientada para promover uma experiência imersiva junto ao público.
Entre os dias 8 e 10 de maio, a Casinha da Mamãe circulará por seis regiões comerciais da cidade com decoração temática e espaços instagramáveis para muitos cliques. Toda a cenografia remete à memória e ao afeto.
De acordo com o vice-presidente Rodrigo Santos, a campanha foi cuidadosamente planejada para dialogar com o perfil de consumo da data e gerar resultados concretos para o comércio. “Trata-se de uma ação construída com sensibilidade e estratégia, que une o emocional à dinâmica das vendas. A Acipi cumpre seu papel como entidade que articula, apoia e atua diretamente para movimentar o varejo local, incentivando os consumidores a comprarem, movimentando a economia e participando do desenvolvimento regional”, ressaltou.
PROGRAMAÇÃO – Casinha da Mamãe – Acipi Móvel
- 08/maio – 10h30, Av. Raposo Tavares, 2648 (estacionamento da Drogal)
- 08/maio – 15h30 – Paulista |Bolsão de estacionamento da Estação da Paulista
- 09/maio – 10h30 – Santa Terezinha -R. Virgílio da Silva Fagundes (em frente à Acipi Regional Santa Terezinha)
- 09/maio – 15h30 – Vila Rezende-Av. Rui Barbosa (no estacionamento da Disk Farma)
- 10/maio – 10h30 – Dois Córregos-Av. Dois Córregos nº. 612 (estacionamento da Drogal)
- 10/maio – 15h30 – Centro-Estacionamento do Mercado Municipal
* Programação sujeita a alterações. Para mais informações, acompanhe os canais oficiais da Acipi.