Após uma longa audiência de custódia adiada ao longo deste sábado (11), o Tribunal de Justiça de Piracicaba fixou em R$ 1 milhão o valor da fiança para que o cantor MC Ryan responda em liberdade pelo crime de dano ao patrimônio público. O artista foi preso em flagrante na noite de sábado (11) após invadir com uma Lamborghini o gramado do Estádio Municipal Barão de Serra Negra e realizar manobras que comprometeram a estrutura do campo.
O estádio é a casa do tradicional XV de Novembro de Piracicaba e opera sob regime de concessão da Prefeitura Municipal à diretoria do clube. O valor da fiança foi determinado considerando a gravidade dos danos, a natureza pública do bem afetado e o alto poder aquisitivo do cantor, que teria demonstrado negligência e desrespeito com o espaço esportivo.
O valor será utilizado como garantia enquanto o processo segue em tramitação, podendo ser revertido em indenização ao município, conforme decisão judicial futura. MC Ryan deixará a cadeia ainda hoje, segundo sua defesa, que confirmou o pagamento imediato do montante.
Relembre o caso
Durante um evento no estádio, MC Ryan usou uma Lamborghini para dar “cavalos de pau” no gramado, arrancando partes da grama, areia e até mesmo danificando a base de terra. O ato foi registrado em vídeo e divulgado nas redes sociais pelo próprio cantor. As imagens geraram revolta em Piracicaba e mobilizaram autoridades, torcedores e a população em geral, que exigiram providências rápidas e firmes.
Apesar da gravidade da situação, MC Ryan minimizou o ocorrido em vídeo, dizendo que se tratava de “graminha do contratante” e que os valores solicitados para reparo seriam “absurdos”. A postura debochada piorou a repercussão do caso.
Prejuízo ainda está sendo avaliado
Ainda não foi divulgado o valor total do dano, mas um laudo técnico solicitado pela Prefeitura de Piracicaba está sendo elaborado para avaliar a extensão da destruição e os custos de recuperação do gramado, que pode exigir uma reconstrução parcial ou total, inclusive afetando o sistema de drenagem.
A Prefeitura notificou o XV de Novembro, responsável pela gestão do estádio, para que acione judicialmente os responsáveis. A diretoria do clube, por sua vez, ainda não se manifestou oficialmente.