
Faleceu na noite de ontem (12), aos 96 anos, o maestro Ernst Mahle, referência da música erudita no Brasil e no exterior. Nascido na Alemanha, Mahle foi responsável por fundar a tradicional Escola de Música de Piracicaba (EMP), que hoje leva seu nome. Ele estava internado em um hospital de Piracicaba (SP), mas as causas da morte não foram divulgadas pela família.
Nascido em Stuttgart, Alemanha, em 3 de janeiro de 1929, Mahle destacou-se ao longo da vida como músico, compositor, regente e educador musical. Chegou ao Brasil em 1951, onde iniciou seus estudos em um conservatório em São Paulo. Dois anos depois, em 1953, fixou residência em Piracicaba, onde fundou a então Escola de Música de Piracicaba ao lado da esposa, Maria Apparecida Romera Pinto, carinhosamente chamada de Cidinha.
Reconhecido por seu trabalho na formação de músicos e pela produção de obras relevantes para o repertório sinfônico e operístico brasileiro, Mahle dedicou décadas à educação musical e à difusão da música clássica no país.
O velório do maestro acontece desde as 9h desta terça-feira (13), na sala de cerimônias do Cemitério Parque da Ressurreição, em Piracicaba. O sepultamento está marcado para as 16h30, no mesmo local.
Ernst Mahle deixa a esposa, quatro filhos, netos, uma bisneta, além de familiares, ex-alunos e amigos que o reverenciam como um dos maiores nomes da música erudita no Brasil.