Antes de se consolidar como uma das principais comunicadoras da Band, Cátia Fonseca ganhou os holofotes nacionais ao assumir uma verdadeira bomba-relógio na televisão: substituir Ana Maria Braga no comando do tradicional Note e Anote, da Record TV, no início dos anos 2000.
À época, Ana Maria migrava para a TV Globo, onde se preparava para lançar o Mais Você. A saída dela deixou um vácuo considerável nas tardes da Record, com uma audiência sólida e um público fiel. Coube a Cátia a missão de manter — e até ampliar — esse espaço.
Com seu jeito espontâneo, didático e próximo do público, ela não só segurou a audiência como conquistou os patrocinadores. Sua presença no programa rapidamente atraiu grandes marcas, tornando-se uma vitrine poderosa para anunciantes dos mais variados setores: de alimentos a produtos de limpeza, passando por eletrodomésticos e moda popular.
“A Cátia sempre teve essa habilidade de conversar com a câmera como se estivesse conversando com uma amiga no sofá de casa”, lembra um ex-executivo da Record. “Isso gera identificação e confiança, algo que os anunciantes valorizam demais.”
Construção de credibilidade
Com o tempo, o nome de Cátia Fonseca foi associado a credibilidade e influência comercial. Mesmo após sua saída da Record, o mercado publicitário continuou de olho nela. Quando foi contratada pela Band, em 2017, para apresentar o Melhor da Tarde, levou consigo boa parte dos anunciantes que confiavam em seu trabalho.
Com mais de 30 anos de carreira, a apresentadora conseguiu manter uma relação duradoura com o público feminino e o público da terceira idade, dois dos mais relevantes para marcas de varejo e consumo direto. Sua linguagem simples e acessível faz com que o que ela recomenda na TV — ou mesmo em seu canal no YouTube — seja levado a sério por consumidores em todo o país.
Parceira de marcas líderes
Entre os anunciantes que já estiveram ao lado de Cátia ao longo de sua trajetória, estão nomes de peso como Brastemp, Perdigão, Ypê, Aurora, Eletrolux, P&G e Magazine Luiza, entre outros. Na Band, o Melhor da Tarde acumulava até três blocos seguidos de merchandising, tamanha a confiança dos parceiros na apresentadora.
Não à toa, mesmo após o anúncio de sua saída da Band nesta semana, Cátia segue como nome forte para o mercado. Há especulações de um possível retorno ao Mulheres, da TV Gazeta, programa que apresentou por quase 15 anos, e que hoje é dirigido por seu marido, Rodrigo Ricco.
Mesmo fora do ar temporariamente, sua presença nas redes sociais e no YouTube continua ativa — outro ponto atrativo para as marcas.
Comunicação multiplataforma
Com mais de 500 mil inscritos em seu canal oficial, Cátia também soube migrar para o digital sem perder a essência. Ela compartilha receitas, bastidores, entrevistas e momentos do cotidiano, mantendo o público engajado e ampliando o alcance das campanhas publicitárias das quais participa.
“Cátia Fonseca é um case raro de apresentadora que gera vendas e engajamento com qualquer produto que anuncia”, afirma um especialista em marketing televisivo.
Com o mercado de mídia cada vez mais fragmentado, o nome dela segue relevante, independente do canal onde esteja. Com talento, consistência e credibilidade, Cátia é sinônimo de resultado — e isso não se conquista da noite para o dia.