
Moradores de Piracicaba (SP) enfrentam longas filas e espera prolongada nesta segunda-feira (30) para realizar a troca obrigatória do cartão do transporte público, cujo prazo se encerra hoje. O novo modelo faz parte do sistema Pira Mobilidade e será necessário para todos os usuários a partir desta terça-feira (1º).
A substituição atinge todos os tipos de cartões, incluindo o cartão popular, vale-transporte e o cartão de estudante. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), quem não realizar a troca até o fim do dia ficará impedido de utilizar os cartões antigos no transporte coletivo da cidade.
A atualização está sendo feita nas lojas da Pira Mobilidade localizadas nos terminais Central de Integração (TCI) e Vila Sônia. Segundo a prefeitura, cerca de 60 mil cartões já foram trocados até o momento.
Usuários relataram filas extensas nos locais de atendimento, especialmente entre aqueles que deixaram para realizar a troca na última hora. A principal reclamação é sobre o tempo de espera e a falta de opções alternativas para o atendimento.
Em nota, a empresa Rápido Sumaré afirmou que “no dia 01/10/2024 foi anunciado o recadastramento para o novo cartão. Ou seja, a divulgação foi feita faz 8 meses. Infelizmente, a geração de fila é uma consequência direta de as pessoas terem deixado para a última hora”.