Com uma programação que une empregabilidade, cultura e representatividade, o 3º Afro Black Day será realizado no próximo sábado (19 de julho), das 10h às 18h, nos barracões 9 e 10 do Engenho Central, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). Gratuito e aberto a interessados de todas as idades, o evento é promovido pelo Coletivo Afro Black Pira com o objetivo de fomentar a inclusão e o combate ao racismo, além de ampliar o acesso da população negra às oportunidades no mercado de trabalho.
Durante todo o dia, os participantes poderão entregar currículos diretamente a recrutadores, com vagas disponíveis em áreas como tecnologia, vendas, administração, marketing, produção, serviços entre outras. Também serão ofertadas oportunidades para estágio, trainee, jovem aprendiz, primeiro emprego e CLT. Empresas de Piracicaba e região estão engajadas na iniciativa, contribuindo com vagas e ações de incentivo à diversidade étnico-racial.
No espaço da Acipi, serão detalhadas as vagas internas disponíveis, assim com a parceria com o Intal (Instituto Talentos), organização sem fins lucrativos que atua nacionalmente no desenvolvimento e gerenciamento de Programas de Estágio, Programas de Aprendizagem e Programas de Pessoas com Deficiência (PCD). A equipe técnica também levará o cronograma de atividades da Escola de Negócios Acipi, com ênfase aos cursos da Faculdade do Comércio (FAC).
Além da empregabilidade, o evento contará com palestras, apresentações culturais, música ao vivo, roda de samba, oficinas de danças urbanas, turbantes e tranças, reforçando o protagonismo da cultura afro-brasileira.
Para o presidente da Acipi, Mauricio Benato, apoiar eventos como o Afro Black Day reforça o compromisso da entidade com práticas que estimulam a equidade. “Acreditamos que a diversidade é um dos pilares para a inovação e para o fortalecimento do ambiente empresarial. Ser parceiro em iniciativas que incentivam a inclusão no mercado de trabalho é também impulsionar o desenvolvimento social e econômico”, afirma.
O Afro Black Day está em sua terceira edição e já se consolidou como um dos principais eventos da cidade voltados à valorização da população preta. A iniciativa nasceu em 2015, idealizada pelas irmãs Sabrina Semedo e Camila Rodrigues, junto à amiga Danielle Galdino, e hoje também conta com Ayres Santos na organização. O coletivo atua ativamente no fortalecimento da cultura afro-brasileira, por meio do conhecimento da ancestralidade, da educação, da moda, da tecnologia e do empreendedorismo.



